Mais
×

Como consertar um moletom que encolheu?

Atualizado em 21 novembro, 2016

Qualquer um que lave as próprias roupas sabe que acidentes acontecem. Pode ser um pouco decepcionante retirar o seu moletom favorito da máquina de lavar e descobrir que ele encolheu até chegar em um tamanho que só seria útil para uma boneca e olhe lá. Em muitos casos, encharcar o produto com água morna e amaciante pode soltar as fibras do tecido, permitindo que você remodele o seu moletom.

Instruções

Faça com que o seu moletom favorito volte ao normal utilizando shampoo para bebes (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)
  1. Coloque 2 litros de água morna em uma balde ou bacia. Adicione duas colheres de sopa de shampoo de cabelo para bebes ou condicionador, mexa levemente até que os ingredientes estejam bem misturados.

  2. Coloque o seu moletom encolhido na água e pressione, submergindo lentamente o material. Segure o tecido na superfície da água para garantir que ele ficará completamente imerso, deixando-o na água por pelo menos 15 minutos.

  3. Selecione um moletom de tamanho e formato similares ao que você quer recuperar. Coloque o item que escolheu sobre uma sacola de papel e use um lápis para tracejar o contorno. Remova a moletom do papel. Esse desenho será a forma para remodelar o seu moletom danificado.

  4. Remova o moletom do pote e coloque-o de lado. Não torça nem pendure ele, pois isso irá danificar as fibras do tecido. Drene o resto da solução e encha o pote com água fria. Coloque o seu moletom na água para enxaguar gentilmente.

  5. Retire o moletom da água e coloque-o sobre uma toalha seca. Enrole a toalha em formato cilíndrico e pressione sobre o tecido para remover o excesso de líquidos, então desenrole e retire o seu moletom.

  6. Deixe o moletom sobre o papel. Puxe lentamente o moletom, esticando o tecido até que as bordas estejam alinhadas com o contorno desenhado. Segure o moletom fazendo peso com uma tigela de vidro até que seque. Repita esse processo se necessário. Remodele o seu moletom após cada lavagem, isso irá aumentar gradualmente o tamanho do seu moletom até que ele esteja completamente recuperado.

O que você precisa

  • 2 litros de água morna
  • Um balde ou bacia grande
  • 2 colheres de sopa de shampoo para bebes ou condicionador de cabelos
  • Sacola de papel
  • Lápis
  • Toalha
  • Vasinha de vidro
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article