Mais
×

Como consertar um motor de carro rateando

Atualizado em 19 julho, 2017

Um motor de carro rateando pode ser devido a um ou mais componentes defeituosos. O problema poderia vir do sistema de ignição, que inclui peças como velas, cabos de vela, tampa do distribuidor e bobina. Outro possível culpado é um componente defeituoso que afeta a mistura ar / combustível, como uma sonda lambda, um sensor de posição da borboleta ou de temperatura do motor ruim. Os passos sugeridos abaixo irão ajudá-lo a resolver os problemas mais comuns em um motor de carro.

Instruções

Uma inspeção rápida pode resolver o incômodo problema do motor rateando (Spencer Platt/Getty Images News/Getty Images)
  1. Verifique os componentes do sistema de ignição secundário. Procure por cabos de vela com isolamento queimado ou danificado. Retire cada um e verifique se há cabos com os condutores quebrados. Um cabo de vela ruim evita que uma boa centelha chegue ao cilindro. Remova as velas de ignição e verifique se os eletrodos estão desgastados e se os conectores estão sujos. A tampa do distribuidor e a bobina devem estar livres de fissuras e camadas de carbono. Substitua os componentes, conforme necessário.

  2. Verifique a resistência da bobina de ignição através de um ohmímetro. Se a bobina estiver fora de especificações do fabricante, troque-a. Para mais informações, consulte a seção "Dicas", no final deste artigo.

  3. Verifique o estado dos bicos injetores de combustível. Ligue o motor e, usando um estetoscópio mecânico, ouça cada bico injetor de combustível com o motor ocioso. Você deve ouvir um som de clique conforme o bico injetor abre e fecha. Caso contrário, ele pode estar com defeito. Leve o carro a uma oficina mecânica para testes adicionais, se necessário.

  4. Ligue o motor e verifique o padrão de pulverização de combustível no corpo da borboleta, caso o seu veículo possua uma. Remova o conjunto de admissão de ar. A pulverização deve estar um padrão "V", parcialmente borrifada. Um padrão sólido, pobre ou irregular pode indicar problemas no bico injetor.

  5. Verifique o estado das mangueiras a vácuo que conectam os componentes no motor. Procure por mangueiras soltas, rasgadas, caídas ou danificadas. Um vazamento de vácuo afeta o desempenho do motor. Substitua as mangueiras a vácuo, se necessário.

  6. Substitua os filtros de combustível e de ar nos intervalos recomendados pelo fabricante. Um filtro de combustível ou de ar sujo ou entupido impedirá o funcionamento do motor. Consulte o manual do proprietário do carro ou o manual de serviço do veículo, para saber os intervalos de manutenção recomendados.

  7. Ligue um scanner no computador do carro, se ele vem equipado com um sistema de diagnóstico de segunda geração a bordo (OBD II). Pode-se alugar esta ferramenta ou solicitar um diagnóstico sem custo em muitas lojas de autopeças. Esse exame pode revelar o estado de componentes importantes como o virabrequim, os sensores de posição do comando de válvulas e os sensores de detonação.

O que você precisa

  • Ohmímetro
  • Estetoscópio mecânico
  • Scanner
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article