on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como consertar o motor elétrico de uma máquina de costura

Atualizado em 17 abril, 2017

Embora existam milhares de diferentes modelos e marcas de máquinas de costura, muitas máquinas domésticas possuem motores de corrente alternada. Com o passar do tempo, depósitos de carbono se formam dentro dos motores, causando superaquecimento, desligamento ou resistência. Uma solução simples é ligar o motor em velocidade máxima por alguns minutos até que o carbono queime e derreta. Quando isso não funcionar, não se desespere, com alguns materiais simples, você pode consertar o motor elétrico de sua máquina de costura.

Instruções

Com alguns materiais, você pode consertar o motor elétrico de sua máquina de costura (thread image by Andrius Grigaliunas from Fotolia.com)
  1. Tire a máquina da tomada. Usando uma chave de fenda, remova as tampas do topo, da base e do volante. Afrouxe os parafusos ou cavilhas que seguram o motor. Afrouxe também os parafusos fixados à polia do motor e separe essa polia do resto da máquina. Coloque os parafusos de lado com segurança para remontar a máquina. Remova o aliviador de tensão de plástico da fiação elétrica. Se o fio estiver seguro por uma anilha de metal, deixe-a no lugar. Remova as cavilhas da carcaça para que ela se separe em duas partes.

    Loading...
  2. Desaperte as tampas de carbono e remova a mola e as escovas de carbono embaixo delas. Remova a outra parte da carcaça removendo as duas porcas que seguram a bobina de metal. Gentilmente, puxe a bobina, solte o rotor e tire a armação do centro. Retire as pequenas arruelas ao longo da armação e deixe-as em um pedaço de papel na mesma ordem em que as removeu.

  3. Limpe os contatos de cobre do coletor da armação colocando em uma furadeira de mão. Ligue e lixe o coletor com a lixa grão 440. Use a lixa grão 1500 depois, até que o cobre esteja com um brilho polido. Não toque na armação quando terminar, ou você deixará digitais oleosas na superfície previamente limpa.

  4. Antes de remontar o motor, mergulhe as cavilhas e os parafusos em água ensaboada. Limpe as escovas de carbono com álcool. Comece a remontagem com a armação. Coloque todas as arruelas na mesma ordem em que as removeu. Deslize de volta a armação na carcaça. Coloque a bobina com a escova no lugar. Deixe a fiação elétrica virada na direção da saída da carcaça.

  5. Coloque a segunda parte traseira da carcaça, incluindo as porcas e a polia. Quando a remontagem estiver completa, gire a polia do motor à mão. Ela deve girar livremente. Coloque uma gota de óleo de máquina de costura em ambas as extremidades do motor. Deve existir um pequeno buraco em cada extremidade. Coloque outra gota do óleo no eixo perto da bucha. Limpe o excesso. Antes de testar o motor, gire a armação e agite o motor algumas vezes. Isso ajuda a posicionar as pequenas arruelas na armação.

Loading...

Dicas

  • Se o motor não responder após ligar a máquina na tomada, as escovas de carbono podem não estar bem encaixadas no canal.
  • Se fumaça aparecer, remova metade da carcaça e limpe o coletor com álcool.

O que você precisa

  • Lixa grão 400
  • Lixa grão 1500
  • Furadeira elétrica
  • Chave hexagonal
  • Chave de fenda
  • Óleo de máquina de costura

Referências

Loading ...
Loading ...