×
Loading ...

Como consertar painéis solares para piscinas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Painéis solares fixados na área externa de uma piscina podem começar a vazar após serem usados por muito tempo. Esse problema ocorre devido a exposições a temperaturas muito baixas e a raios ultravioleta, que podem causar rachaduras nos tubos ou mesmo estouros. É importante reparar vazamentos em painéis solares, para evitar a perda de água e para manter a piscina aquecida de forma eficiente. Pequenos vazamentos são relativamente fáceis de reparar por você mesmo, ao encontrar o local do vazamento. Para reparos mais complexos, entre em contato com um profissional.

Instruções

Painéis solares podem começar a vazar, com o passar do tempo (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Ligue o sistema de aquecimento do painel solar e permita que a água flua. Localize os vazamentos. Marque os locais com o giz.

    Loading...
  2. Desligue o sistema de aquecimento e desconecte linhas elétricas ligadas aos painéis. Permita que a água seja drenada dos painéis.

  3. Limpe a área do painel que deverá ser reparada. Aplique uma pequena quantidade de álcool em um algodão, para remover sujeiras e resíduos dos painéis e seque com um pano seco.

  4. Com uma navalha ou um estilete, corte e remova a parte do tubo em que há vazamento. Corte pelo menos 2,5 cm dessa parte, para ter espaço para o reparo.

  5. Coloque um pedaço de borracha de reparo no espaço cortado do tubo.

  6. Revista o tubo com uma pequena camada de cola de madeira, para selar o reparo. Deixe o reparo secar por uma noite.

  7. Reconecte as conexões elétricas e ligue a bomba da piscina. Observe se há outros vazamentos.

Loading...

O que você precisa

  • Giz
  • Álcool
  • Bola de algodão
  • Pano seco
  • Navalha ou estilete
  • Kit de reparo de painéis solares
  • Cola para madeira

Referências

Loading ...
Loading ...