Mais
×

Como consertar os parafusos de um clarinete

Atualizado em 21 novembro, 2016

Parafusos problemáticos podem criar uma série de problemas para os tocadores de clarinete. Parafusos quebrados podem fazer as chaves se soltarem, inibindo significativamente a resposta, afinação e entonação do instrumento. Enquanto reparos graves devem ser executados por uma pessoa qualificada, os músicos avançados podem fazer ajustes básicos de parafusos com algumas ferramentas simples.

Instruções

As chaves de um clarinete são mantidas juntas por uma série de delicados parafusos (NA/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Selecione a chave de fenda de tamanho adequado a partir de um conjunto de ferramentas de joalheiro disponíveis na maioria das empresas de fornecimento de suprimentos para músicos. É importante a utilização de uma chave de fendas que se encaixe intimamente ao tamanho da ranhura. Uma chave de fenda muito grande ou muito pequena pode danificar o parafuso.

  2. Retire o parafuso quebrado cuidadosamente com a chave de fenda. Gire no sentido horário delicadamente, e tome cuidado para não aplicar pressão ao pino que mantém o parafuso. Os pinos geralmente não são colados no lugar, e retirá-los pode interferir com o alinhamento das chaves.

  3. Limpe o parafuso com um cotonete embebido em álcool isopropílico. Remova qualquer graxa, poeira ou outros detritos.

  4. Examine as roscas. Se os segmentos aparentarem estar descascados ou desgastados, o parafuso terá que ser substituído por uma pessoa especializada. Se estiver em boas condições, você pode ajustá-lo no pino corretamente.

  5. Aplique um pequeno ponto de cola no parafuso. Ela fixará o parafuso no lugar quando secar, impedindo-o de apertar ou afrouxar.

  6. Coloque o parafuso na ranhura. Gire-o no sentido anti-horário até sentir um pequeno "clique". O clique ocorre quando a rosca do parafuso cai na ranhura do furo, assegurando que foi passado corretamente.

  7. Aperte o parafuso. Apenas gire até começar a sentir resistência -- apertar em excesso pode danificar o mecanismo. Deixe a cola secar completamente por pelo menos uma hora antes de tocar o clarinete.

O que você precisa

  • Jogo de ferramentas de joalheiro
  • Cotonete
  • Álcool
  • Cola para parafuso
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article