Lazer e cultura

Como consertar uma ponte flutuante em uma Fender Stratocaster

Escrito por anthony king | Traduzido por tiago tostes
Como consertar uma ponte flutuante em uma Fender Stratocaster

Uma ponte flutuante é um tipo de ponte que não entra em contato com o corpo da guitarra

Uma ponte flutuante é um tipo de ponte que fica elevada, e não entra em contato com o corpo da guitarra. Alguns guitarristas preferem-na, já que lhes permite manipular a alavanca em ambas as direções, e não apenas para a frente. No entanto, uma ponte de uma Fender Stratocaster que flutue demais pode sofrer danos, além de tensionar demais o braço, fazendo-o curvar ou inclinar de forma inapropriada.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Chave Phillips
  • Chave Allen
  • Paquímetro
  • Capotraste de guitarra

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Solte as cordas da guitarra. É importante liberar a tensão das cordas antes de ajustar a ponte pois, caso contrário, elas certamente irão arrebentar e o braço da sua guitarra pode sofrer danos. Para soltá-las, simplesmente gire os afinadores, ou tarraxas, no sentido horário, lentamente, uma ou duas rotações completas.

  2. 2

    Afrouxe os seis parafusos que fixam a cobertura de plástico da parte de trás da guitarra. Esta peça cobre as molas da guitarra, que tensionam a ponte.

  3. 3

    Encontre os dois grandes parafusos que ficam no compartimento traseiro da guitarra, que prendem o sistema Tremolo ao corpo da guitarra. Gire-os no sentido horário para aproximá-los do corpo da guitarra e, dessa forma, forçar a garra de metal a que as molas estão ligadas para perto do corpo da guitarra, puxando a ponte para seu lugar.

  4. 4

    Afine a guitarra para verificar se, ao tensionar novamente as cordas, a ponte flutuará novamente. Se ela não voltar para onde deveria, solte as cordas e repita o passo 3. Continue até que ela permaneça nivelada enquanto a guitarra estiver afinada. Se você já apertou os parafusos por três ou quatro rotações completas e a ponte ainda flutua, compre uma ou duas molas extras e as prenda ao lado das atuais na guitarra para tensionar mais a ponte.

  5. 5

    Ajuste o tensor para aliviar a tensão extra no braço. O tensor é a haste de metal localizada ao longo do braço da guitarra, responsável por mantê-lo reto. Coloque um capotraste no primeiro traste e segure o último traste na sexta corda. Em seguida, use um paquímetro e meça a distância entre a parte inferior da corda e o braço da guitarra, no oitavo traste. A medida correta deve ser entre 0,2 e 0,3 mm. Se a corda estiver muito perto do braço, encaixe a extremidade longa de uma chave Allen no orifício da base da mão e gire no sentido anti-horário. Do contrário, ajuste a chave no sentido horário.

Dicas & Advertências

  • É comum a ponte flutuar devido à adição de cordas de maior calibre à guitarra. Dessa forma, a tensão no braço aumenta e, posteriormente, a ponte acaba sendo deslocada. Ela não precisa estar perfeitamente nivelada com o corpo da guitarra, portanto, se ela flutuar até 3 mm, não tem problema.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media