×
Loading ...

Como consertar uma porta que bate com força

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Muitas portas utilizam uma mola para garantir que fechem lentamente quando são abertas. Com o tempo, as válvulas que controlam o fluxo de ar ou de fluido -- dependendo do tipo de mola -- podem perder o seu ajuste. Quando isso acontece, a porta se fecha em um ritmo mais rápido e bate com força. Isso não é só inconveniente, mas também pode causar danos aos componentes da porta. Corrija o problema assim que você percebê-lo para evitar que a porta fique batendo e assim protegê-la contra danos graves.

Instruções

Algumas portas utilizam uma mola para fechar a porta sem batê-la com força (David De Lossy/Photodisc/Getty Images)
  1. Abra a porta.

    Loading...
  2. Localize o parafuso de ajuste da válvula que deve estar localizado na parte da frente do pistão da mola em portas regulares ou de tela ou sobre a parte traseira do corpo da mola, nas portas mais pesadas.

  3. Use uma chave de fenda Phillips para girar o parafuso de ajuste, girando-o dando apenas um quarto de volta, no sentido horário, para aumentar a pressão do pistão em portas regulares ou de tela ou use uma chave Allen para girar o parafuso da chamada "trava", em molas de portas pesadas.

  4. Feche a porta.

  5. Continue girando o parafuso, um quarto de volta de cada vez, até que a porta se feche em um ritmo normal e trave lentamente sem bater no espelho da fechadura instalado na moldura da porta.

Loading...

Dicas

  • É possível que algumas molas de portas pesadas também possuam um segundo parafuso de ajuste chamado de "swing" (balanço) ou "S", que ajusta a velocidade com que a porta se fecha, até que o ajuste do "trinco" se encaixe. Ajuste o segundo parafuso usando as mesmas ferramentas e, igualmente, apenas um quarto de volta por vez, até que o trinco se encaixe.

O que você precisa

  • Chave de fenda Phillips
  • Jogo de chaves Allen

Referências

Loading ...
Loading ...