on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como consertar uma porta externa que não fecha direito

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As portas em nossas casas estão frequentemente sujeitas ao entra e sai de pessoas e a abusos. Em adição à isso, essas portas também têm que resistir a elementos exteriores como vento, chuva e luz do sol. Não é de se admirar que portas exteriores precisem de manutenção regular para mantê-las funcionando como pretendido. Um dos problemas mais comuns que proprietários enfrentam com portas externas é a inabilidade de mantê-las fechadas corretamente. Isso acontece quando elas ficam frouxas ou desgastadas pelo tempo. Felizmente, esse problema é relativamente fácil de ser consertado pela maioria dos proprietários adeptos do "faça você mesmo". Dentro de poucas horas, você pode ter sua porta fechando corretamente de novo, usando ferramentas simples e algumas técnicas.

Instruções

É fácil consertar uma porta (Rich Ellgen/Demand Media)

    Aperte as dobradiças

  1. Examine a base da sua porta. A razão mais comum pela qual as portas falham em fechar corretamente é que as dobradiças afrouxam com o tempo, fazendo com que a porta ceda. Quando isso ocorrer, é provável que você veja que a parte inferior da porta está mais baixa ao longo do lado da fechadura do que do lado da dobradiça. Se for este o caso, use calços de madeira ou algum outro objeto plano para sustentar a parte inferior da porta enquanto você trabalha para resolver o problema.

    Loading...
    O desnivelamento da porta impede que ela feche corretamente (Rich Ellgen/Demand Media)
  2. Aperte os parafusos nas dobradiças utilizando uma chave de fenda. Comece pela dobradiça superior, que costuma suportar o maior peso entre as três. Aperte todos os parafusos nas duas faces da dobradiça. Adicione parafusos a qualquer cavidade vazia que você veja. Uma vez que tiver terminado, verifique a porta e veja se isso solucionou o problema. Se não resolveu, prossiga para o passo 3.

    Aperte os parafusos para alinhar a porta (Rich Ellgen/Demand Media)
  3. Verifique os parafusos nas dobradiças do meio e de baixo e aperte-os como você fez com a dobradiça superior. Adicione parafusos a todas as cavidades vazias.

  4. Conserte os parafusos espanados substituindo-os por parafusos mais longos. Se tentar apertar os parafusos nas dobradiças e eles passarem reto na cavidade, eles estão espanados. Retire-os e os substitua por parafusos que sejam compridos o suficiente para atravessar a moldura da porta. Você provavelmente precisará de parafusos de 7 a 10 cm para este propósito.

    Substitua parafusos espanados (Rich Ellgen/Demand Media)

    Verifique o trinco

  1. Abra a porta e examine o trinco. Gire a maçaneta algumas vezes e veja se a trava está funcionando. Se não estiver, ela pode atingir a moldura da porta. Neste caso, a solução mais simples é substituir o trinco por um novo do mesmo tamanho e estilo. Remova o parafuso de fixação na base interna da maçaneta, então separe os dois lados da fechadura. Utilize as instruções que vêm com a sua nova fechadura para ajudá-lo a instalar.

    Verifique a fechadura (Rich Ellgen/Demand Media)
  2. Examine a fechadura. Se parecer que o trinco está funcionando normalmente, veja se ele está alinhado com a fechadura. Se o trinco estiver batendo no buraco na parte superior ou inferior, use a lima metálica para alargar o buraco. Isso criará mais espaço para que o trinco se encaixe na fechadura, permitindo que a porta se feche e trave com sucesso.

  3. Verifique se o trinco fica muito afastado da fechadura. Se sua porta for levemente menor que o esquadro, o trinco pode não alcançar a fechadura, e a porta não travará bem. Se for este o caso, retire a fechadura e insira calços de madeira na parte de trás para que o trinco fique mais próximo da borda da porta. Quando reinstalar a fechadura, certifique-se de que os parafusos sejam compridos o suficiente para atravessar todos os calços que você utilizou e também a moldura da porta.

    Coloque calços de madeira se necessário (Rich Ellgen/Demand Media)
  4. Verifique se o trinco está batendo na parte da frente ou na parte de trás do buraco na fechadura. Se acontecer isso, movimente a fechadura para a frente ou para trás para alinhá-la com o trinco.

Loading...

O que você precisa

  • Chave de fenda
  • Broca
  • Parafusos
  • Lima metálica
  • Calços de madeira
  • Nova tranca (opcional)

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...