×
Loading ...

Como consertar um portão desnivelado

Muitas pessoas têm problemas com portões empenados. As condições climáticas e o uso constante podem deteriorar os parafusos e a madeira onde eles são fixados. Isto pode se tornar um incômodo, já que o portão poderá arrastar no chão e emperrar. Em muitos casos, ele poderá ser consertado com alguns ajustes básicos.

Instruções

Portão desnivelado (Debbie Williams)
  1. Examine os postes de sustentação do portão para garantir que estejam nivelados e no prumo. Apesar deste normalmente não ser o problema, é preciso ter uma base segura para prender o portão. Conserte os postes se for necessário e examine as dobradiças para verificar a falta ou defeito de algum parafuso enferrujado. Se precisar, compre parafusos novos. Remova o trinco.

    Loading...
    Remover o trinco facilita o manuseio do portão (Debbie Williams)
  2. Meça diagonalmente da parte inferior no lado da dobradiça até a parte superior no lado do trinco. Corte uma tábua de 5 x 10 cm para que fique com a mesma medida. Aparafuse parcialmente alguns parafusos de deck de 8 cm na tábua. Peça a outra pessoa para levantar o portão um pouco acima do nível e termine de fixar os parafusos nas tábuas verticais do portão.

    Prenda os parafusos com uma furadeira elétrica (Debbie Williams)
  3. Retire a dobradiça inferior removendo os parafusos sextavados, mesmo que o conjunto pareça em bom estado. Se a dobradiça estiver empenada, compre uma nova.

    Utilize uma chave de soquete e uma furadeira para remover os parafusos (Debbie Williams)
  4. Solte a dobradiça superior removendo o parafuso sextavado inferior. Peça a outra pessoa para levantar o portão e verificar o nivelamento com um nível. Marque a localização correta para o parafuso e aparafuse-o novamente ou coloque-o no lugar certo.

    Aperte o parafuso em posição nivelada (Debbie Williams)
  5. Segurando o portão em posição nivelada, coloque a dobradiça inferior reposicionando-a e fazendo novos furos para os parafusos com a furadeira. Eles devem ser ligeiramente menores que o diâmetro dos parafusos.

    Uma furadeira é ideal para este reparo (Debbie Williams)
  6. Instale os parafusos sextavados no local novo e aperte todos nas dobradiças superior e inferior. É conveniente passar óleo nas dobradiças ou pulverizá-las com WD-40 para que elas funcionem suavemente, sem rangidos.

    Verifique e aperte os parafusos à mão com uma chave de soquete (Debbie Williams)
  7. Como último passo, instale o trinco novamente e o portão deverá funcionar corretamente.

    Instale o trinco novamente como procedimento final (Debbie Williams)
Loading...

O que você precisa

  • Nível
  • Fita métrica
  • Furadeira
  • Parafuso de 8 cm para deck
  • Serra circular
  • Tábua de 5 x 10 cm
Loading ...
Loading ...