Mais
×

Como consertar portas empenadas em um armário de madeira compensada

Mobílias de madeira compensada são uma alternativa econômica em relação à madeira maciça para a construção de armários de cozinha ou de banheiro. O material é relativamente resistente, porém não é completamente isento de deformações e curvaturas. Quando expostas à umidade ou desastres naturais, como uma inundação, as portas de um armário de madeira compensada podem empenar a ponto de não funcionarem corretamente. Remova a porta do armário e conserte a parte torta sem a necessidade de equipamento especializado.

Instruções

Saiba como consertar uma porta empenada (modern kitchen with cabinets image by redking from Fotolia.com)
  1. Desaperte os parafusos ou pregos para remover a porta do armário das dobradiças, procure agarrar firme a porta para que ela não escorregue ou caia de suas mãos.

  2. Ajuste a porta do armário com o lado torto sobre um pedaço de lona plástica ou jornal em uma superfície plana ao ar livre, como seu gramado ou calçada.

  3. Umedeça um pano branco com água e coloque-o na parte torta. Coloque um objeto pesado, como uma pilha de livros ou de tijolos, sobre o pano.

  4. Deixe a porta do armário prensada para baixo e no sol por uma ou duas horas antes de retirar o tijolo e o pano úmido. Se a madeira compensada ainda estiver torta, umedeça novamente o pano e a coloque sob algo pesado por uma ou duas horas novamente, até que sua superfície fique plana.

  5. Coloque a porta do armário em sua posição original.

Dicas

  • Remova a tinta da porta ou revestimento se este método for malsucedido. Muitas vezes a tinta, verniz ou a goma laca impede que a umidade penetre na madeira compensada.

Coisas Necessárias

  • Chave de fenda ou broca
  • Lona plástica ou jornal
  • Pano branco
  • Objetos pesados
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article