on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como consertar pranchas de surf de epóxi

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Uma prancha de surf de epóxi danificada pode não ter mais conserto caso não se tomem medidas a tempo. Fendas na casca podem permitir que a água corra através do epóxi duro e estrague a espuma macia dentro, tornando-a instável. Não se pode consertar uma prancha de espuma de epóxi da mesma forma que se conserta uma de resina, pois isso pode acabar fazendo mais mal que a água salgada.

Instruções

Uma prancha de surf de epóxi danificada pode não ter mais conserto caso não se tomem medidas a tempo (Thinkstock/Comstock/Getty Images)
  1. Seque a prancha de surf. Ponha-a ao sol até que a área dentro e ao redor da fenda esteja completamente seca. Use um secador de cabelo para acelerar o processo.

    Loading...
  2. Apare todos os pedaços estilhaçados da área danificada com uma tesoura resistente. Lixe a área para ajudar na ligação da resina de reparo na prancha. Limpe a superfície com uma flanela (pano com uma superfície pegajosa) para remover todos os fragmentos soltos e serragem que permanecerem.

  3. Misture a resina epóxi a um catalisador de endurecimento. Não use resina de poliéster, ou o epóxi da prancha derreterá. Adicione um corante em pó que combine com a cor da prancha para a resina.

  4. Aplique fita adesiva ao redor da área danificada. A fita funciona como uma borda para evitar que a resina se espalhe pela superfície da prancha.

  5. Espalhe a resina já misturada ao corante sobre a área danificada. Não deixe que se espalhe além da barreira da fita.

  6. Corte um pedaço retangular de papel de fibra de vidro grande o suficiente para cobrir a área danificada na placa. Coloque o papel na resina molhada e alise. Aplique uma camada extra de resina epóxi sobre o papel de fibra de vidro.

  7. Coloque a prancha ao sol para secar a resina (entre uma e duas horas). Depois que a resina tiver tido tempo de secar, mas ainda estiver um pouco macia (ao tocá-la percebe-se uma textura ligeiramente pegajosa), corte o excesso de papel de fibra de vidro e retire a fita. Alise o papel e deixe-o para terminar a secagem por no mínimo 24 horas.

  8. Lixe a resina seca para alisá-la. A resina epóxi é difícil de ser lixada, então use uma lixadeira elétrica para obter os resultados mais rápidos e mais suaves. Caso não tenha acesso a uma lixadeira elétrica, lixe a área vigorosamente a mão e substitua a lixa muitas vezes (sempre que notar áreas sobre o papel onde o epóxi raspou a lixa).

Loading...

O que você precisa

  • Secador de cabelo
  • Tesoura
  • Lixa
  • Flanela
  • Fita adesiva
  • Resina epóxi
  • Catalisador de endurecimento
  • Colorante em pó
  • Pincel
  • Papel de fibra de vidro
  • Lixadeira elétrica de cinta larga

Referências

Loading ...
Loading ...