Como consertar um prato de bateria rachado

Discos de feltro não deixam o prato encostar diretamente na haste e evitam rachaduras

Jupiterimages/BananaStock/Getty Images

Os pratos de uma bateria dão um toque a mais à música. Com eles, é possível produzir sons dos mais variados, desde uma vibração suave até o ataque mais intenso. Eles são projetados para aguentar impactos prolongados, pois são alvos de batidas a toda hora. No entanto, a falta de técnica ou o armazenamento inadequado podem causar rachaduras, que alteram o som de maneira irreversível. Há algumas instruções que podem prevenir maiores danos e preservar o prato, que poderá continuar fazendo parte do conjunto.

Perfurando

Step 1

Use uma furadeira com uma broca de 3 mm. É importante que os dois furos tenham o menor tamanho possível para não afetarem o som do instrumento.

Step 2

Coloque o prato em uma bancada, com a parte aberta virada para baixo. Para que ele não escape durante a perfuração, prenda-o em uma morsa.

Step 3

Use a furadeira para perfurar em um ponto que fique o mais próximo possível do fim da rachadura. Tocar com o prato rachado aumentará os danos. O furo diminuirá o atrito entre os dois lados da rachadura e, assim, não deixará que a fenda aumente. A maior parte delas parte da beirada do prato e vai em direção ao centro. No entanto, em alguns casos, a rachadura começa e termina no meio do prato, sendo assim necessário fazer dois furos nele, um em cada ponta da fenda.

Soldando

Step 1

Ligue o ferro de solda e deixe-o esquentar.

Step 2

Faça o polimento da área ao redor da rachadura, dos dois lados do prato, para retirar o pó e facilitar a solda.

Step 3

Vire o prato do outro lado e prenda-o novamente com a morsa.

Step 4

Coloque um pouco de material de solda no bico do ferro. Coloque então o bico a 5 mm de distância do começo da rachadura e mova-o em direção a ela. Solde onde for necessário e continue até que toda a rachadura esteja soldada.

Step 5

Tire o prato da prensa, vire-o, prenda-o novamente e solde do outro lado. Essa é uma solução temporária, mas preserva melhor o som original do que o método dos furos. Pode-se consertar dessa forma quando for necessário um conserto urgente e de última hora para um show importante.

eHow Brasil
×