Como consertar problemas de emissões em veículos

Escrito por dan ferrell | Traduzido por julio vizo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como consertar problemas de emissões em veículos
Vários sistemas de controle de emissão no motor do carro ajudam a reduzir a quantidade de gases tóxicos que poderiam ser liberados na atmosfera (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

Vários sistemas de controle de emissão no motor do carro ajudam a reduzir a quantidade de gases tóxicos que poderiam ser liberados na atmosfera. Em grandes quantidades, os hidrocarbonetos (HC), monóxido de carbono (CO), óxidos de azoto (NOx) e outros poluentes provenientes da combustão de motores podem causar danos para o meio ambiente, aos seres humanos, animais e plantas. Por isso, é importante manter os sistemas de controle de emissões do seu veículo funcionando corretamente.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Verifique o filtro de ar do sistema. Este elemento de papel especial ajuda a filtrar a poeira e outras partículas estranhas do fluxo de ar que entra no motor. Substitua o filtro entupido ou após algum tempo de uso. Além disso, limpe a caixa do filtro de ar com um pano limpo.

  2. 2

    Inspecione o sistema de ventilação positiva do cárter (PCV). Este sistema redireciona os gases do cárter para o coletor de admissão a fim de reduzir a poluição do ar e acúmulo de resíduos no motor. Verifique a válvula PCV e procure por pontos de entupimento, mangueiras faltando ou quebradas.

  3. 3

    Examine o sistema de Controle de Emissões Evaporativas (EVAP). O EVAP impede o vapor do sistema de combustível de ir para a atmosfera. Em geral, este sistema requer pouca manutenção, mas você deve inspecionar mangueiras, acessórios e cânister procurando por possíveis danos. Em alguns modelos de veículos, o recipiente está equipado com um filtro que pode ser substituído, se estiver sujo ou entupido.

  4. 4

    Verifique o sistema de recirculação dos gases do escapamento (EGR). O sistema reduz as emissões de NOx produzido durante o processo de combustão, quando existem altas temperaturas. A EGR permite que os gases do escapamento entrem no sistema de admissão para reduzir a temperatura de combustão. Procure por mangueiras de vácuo danificadas, cheque o funcionamento da válvula, a tubulação e as passagens.

  5. 5

    Verifique o sistema de injeção de ar, se o seu modelo de veículo for equipado com ele. O sistema injeta ar fresco nas entradas do escapamento e catalisador para ajudar a consumir combustível não queimado ou parcialmente queimado, reduzindo HC e CO. Verifique se há mangueiras ou linhas danificadas, verifique também as válvulas de retenção e tensão da correia. Alguns sistemas de injeção de ar usam um filtro de entrada de bomba que pode ser substituído, se for necessário.

  6. 6

    Inspecione o catalisador e os tubos de conexão. Ele não requer manutenção, mas os escapamentos e os conectores que levam ao conversor devem ser verificados pois podem ocorrer vazamentos. Se o catalisador do seu veículo está em uso por 5 anos ou mais, inspecione-o para certificar-se de que ainda está em boa forma e não está entupido. Um conversor entupido reduz a potência do motor e provoca superaquecimento.

Dicas & Advertências

  • Para localizar e identificar os componentes do seu modelo de veículo, consulte o manual de serviço. Você pode comprar um em lojas de autopeças, ou consultar gratuitamente na biblioteca pública local.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível