Mais
×

Como consertar rachaduras em um assento de cadeira

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Com o tempo e uso, um assento de cadeira se desgastará, e cola de madeira não adiantará mais, resultando em rachaduras. É mais provável que um assento de cadeira quebre onde dois pedaços de madeira se juntam. Um assento rachado é perigoso porque ele pode acabar quebrando a cadeira completamente quando sob muita pressão, fazendo com que a pessoa que queria sentar-se caia no chão.

Instruções

Poupe dinheiro consertando cadeiras, ao invés de comprar novas (chair image by hazel proudlove from Fotolia.com)
  1. Remova as pernas e o encosto da cadeira. Afrouxe os parafusos segurando essas partes no lugar. Se as pernas ou encosto estiverem unidos com cola, coloque o formão na interseção dessas partes com o assento da cadeira. Bata de leve com um martelo para quebrar a cola.

  2. Lixe as extremidades quebradas do assento da cadeira com lixa de granulagem média para remover lascas e aplaná-las.

  3. Corte as cavilhas de 3 ou 5 mm em seções de 10 cm.

  4. Faça furos de 3 ou 5 mm de largura e 4 ou 5 cm de profundidade entre as extremidades quebradas do assento com a furadeira. Faça cada furo a 5 cm de distância da borda de cada metade do assento quebrado. O diâmetro do furo dependerá da cavilha que estiver usando.

  5. Mergulhe 4 ou 5 cm da cavilha em cola de madeira e encaixe-a no primeiro furo. Use o martelo de madeira para que ela se ajuste com firmeza, limpando o excesso de cola com um trapo úmido. Continue colocando as cavilhas em cada furo até todos eles terem uma cavilha metade pra dentro e metade pra fora.

  6. Passe cola de madeira nas partes externas das cavilhas e alinhe com os furos feitos na outra metade do assento quebrado. Insira as cavilhas nos furos. Utilizando o martelo de madeira, bata dos dois lados do assento para unir as duas metades.

  7. Coloque uma braçadeira de metal sobre a rachadura e parafuse-a no lugar para suporte extra. Certifique-se de que ela esteja igualmente distribuída, cruzando a rachadura de um lado para o outro. Use parafusos 5 mm mais curtos que a espessura do assento.

  8. Espere a cola secar, geralmente por duas horas.

  9. Mergulhe as pontas da cadeira em cola de madeira e coloque-as de volta, ou reaperte os parafusos, se for esse o caso. Faça o mesmo com o encosto da cadeira.

Dicas

  • As medidas devem ser específicas para que os furos possam se alinhar. Se marcou a extremidade quebrada do assento a cada 5 cm e começou as medidas da parte frontal do assento, marque o outro lado com as mesmas medidas, começando da parte frontal da cadeira. Se começar a medir na parte frontal de uma metade e na parte traseira da outra, os furos não coincidirão.

O que você precisa

  • Chave de fenda
  • Formão
  • Martelo
  • Lixa de gramatura média
  • Cavilhas de madeira de 3 ou 5 mm
  • Furadeira elétrica
  • Cola de madeira
  • Martelo de madeira
  • Trapo
  • Braçadeira de metal
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article