Como consertar a retenção de imagem nas TVs de plasma

Escrito por ian kenney | Traduzido por danilo rodrigues
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como consertar a retenção de imagem nas TVs de plasma
TV de Plasma (Ethan Miller/Getty Images News/Getty Images)

As telas de plasma historicamente ofereceram taxas de contraste mais altas, preto mais profundo e telas maiores do que as tecnologias concorrentes, mas foram atormentadas pelos problemas de retenção de imagem. Retenção de imagem, ou burn in (queima de pixels e manchas) ocorre quando o fósforo presente na tela fica aceso irregularmente por períodos extensos. Por exemplo, assistir um programa 4:3 em uma televisão 16:9 (barras pretas nas laterais) pode deixar linhas visíveis permanentes no lugar das barras. As novas telas de plasma são menos propensas ao burn in, embora ainda possa ocorrer em caso de uso impróprio. Existem algumas correções, mas a melhor cura é um pouco de prevenção.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • DVD de correção da TV de plasma (opcional)

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Desligue o aparelho se você pretende deixar a televisão em espera por períodos prolongados. A maioria dos DVRs fica em espera mesmo se a TV estiver desligada. Obviamente, eles são componentes separados, então, se precisar pausar um programa enquanto vai tomar um banho, ao menos desligue o monitor.

  2. 2

    Evite deixar a TV ligada a uma entrada estática, como uma tela de menu de DVD ou uma tela de introdução de um jogo. Os queimaduras de pixels mais feias são provenientes de sistemas de jogos; os jogos muitas vezes deixam imagens estáticas de forma contínua na tela, tais como pontuação ou status de inventário no canto. Estas imagens estáticas deixam para trás manchas temporárias, mas as imagens em movimento de um filme ou de algumas horas de televisão devem limpá-las. Ainda assim, os jogos são inimigos até mesmo do plasma moderno, então ajuste o brilho e contraste para o jogar. Sua televisão provavelmente tem uma configuração própria para jogos que irá ajustar as definições para o nível ideal. Se não, diminua esses níveis manualmente para sessões de maratona.

  3. 3

    Use criteriosamente o limpador de imagem embutido da sua TV. A maioria dos plasmas tem uma função para eliminar as retenções pequenas ou temporárias, e podem até mesmo eliminar os problemas mais sérios, mas reduzem a vida útil da tela ao equilibrar o desgaste. A função é muitas vezes chamada de "wipe" ou "clean" na maioria dos menus de plasma. Não utilize se você só notou uma pequena imagem residual de um logotipo de um canal no canto, por exemplo, pois isso vai embora por conta própria ou será eliminado ao mudar para um canal diferente por um curto período de tempo.

  4. 4

    Tente um dos muitos DVDs de looping destinados a uniformizar a tela. Qualquer filme exibido continuamente em um loop vai fazer isso, na verdade, mas há DVDs especialmente projetado que fazem uso de movimento, luzes e obscuridades para limpar pequenas queimaduras, como PlasmaSaver. Testadores da Coalition Plasma Display sugerem que pequenas retenções de imagem não ocorrem apenas pelo fósforo, mas por causa de pixels eletricamente carregados. Eles observaram que exibir uma tela toda branca também resolveu a maioria dos problemas de forma eficaz.

  5. 5

    Não se assuste com pequenas manchas. Muitos canais, principalmente de notícias e esportes, deixam um gráfico em uma das bordas da tela para notícias ou placares. Esses, por sua vez, deixam uma imagem residual temporária, mas isso é normal e sempre desaparecerão por conta própria.

  6. 6

    Use o senso comum. Até mesmo as televisões antigas de CRT sofriam queimaduras se fossem mal utilizadas. Você terá que trabalhar muito duro para danificar severamente sua tela, então apenas um pouco de precaução e senso comum devem manter sua tela sem manchas por anos.

  7. 7

    Calibre sua televisão ao levá-la para casa. A imagem padrão predefinida para a maioria dos novos televisores é chamada "Intensa", "Vibrante" ou algum termo similar. Isso é feito para salas de exposição bem iluminadas e nunca se deve deixar nessa configuração em casa. Ela não só vai parecer estranha em uma sala normal, mas o brilho e os níveis de contraste são tão altos, que são mais propensos a sofrer, pelo menos, pequenas queimaduras em um curto espaço de tempo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível