Mais
×

Como consertar sapatos de couro

Atualizado em 17 abril, 2017

Uma visão decepcionante! Seu par favorito de sapatos de couro foi ficando riscado, arranhado e desbotado até que eles se tornaram uma triste imitação do que já foram em seus dias de glória. No entanto, anime-se! Enquanto alguns reparos como fivelas quebradas ou solas danificadas exigem a assistência de um profissional, existem algumas maneiras simples de você mesmo reparar arranhões e restaurar a aparência brilhante de seu par preferido de sapatos de couro.

Instruções

Sapatos de couro podem ser consertados em casa (Creatas/Creatas/Getty Images)
  1. Comece limpando a superfície do couro. Misture uma colher de sopa de sabão neutro com cerca de quatro copos de água morna e mergulhe um pano limpo nessa mistura. Torça-o para retirar o excesso de líquido, e cuidadosamente limpe qualquer sujeira ou poeira do sapato.

  2. Limpe o sapato com um pano macio mergulhado em água morna e torcido. Isto irá remover qualquer resíduo de sabão. Seque o calçado com outro pano seco e macio.

  3. Aplique óleo mineral no sapato com uma bola de algodão para retirar pequenas marcas de pés. Mergulhe a bola de algodão em uma colher de chá do óleo, e com movimentos suaves, retire as marcas.

  4. Use acetona para livrar-se das marcas que não saíram. Coloque um cotonete na acetona e balance para tirar o excesso de líquido. Tente tirar, delicadamente, as marcas com o cotonete. Não esfregue com muita força ou por muito tempo, pois isso pode danificar o brilho do sapato.

  5. Use um lápis de cera da cor do seu sapato para cobrir as marcas. Com cuidado, vá pintando os espaços. Esfregue o dedo na marca do giz de cera para misturar melhor.

  6. Para arranhões maiores, existem produtos de restauração de couro disponíveis em várias cores. A maioria desses produtos vêm com seus próprios aplicadores. Use o aplicador fornecido para restaurar as marcas de arranhão ou rachaduras como se você fosse aplicar esmalte de unha. Espere a área secar totalmente antes de prosseguir para os passos 6 e 7.

  7. Restaure o brilho do couro com vaselina. Ponha uma colher de chá de vaselina num pano limpo e macio. Use-o para aplicá-la na superfície do couro. Certifique-se de passar vaselina em toda a superfície, e não usar muito produto. Muita vaselina irá deixar resíduos que atrairão poeira e manchas de meias.

  8. Lustre o sapato com um pano limpo até obter brilho.

Dicas

  • Se seus sapatos ficarem muito molhados, seque-os colocando jornal amassado dentro deles, e deixando-os em uma área ventilada.

Aviso

  • Não use produtos abrasivos quando estiver lidando com couro, como palha de aço ou outros utensílios de limpeza ásperos. Tais produtos só irão diminuir o brilho do couro.

O que você precisa

  • Sabão neutro
  • Água morna
  • Cotonetes de algodão
  • Bolas de algodão
  • Giz de cera
  • Óleo mineral
  • Acetona (removedor de esmalte)
  • 5 panos macios
  • Restaurador de rachaduras e arranhões para couro
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article