Mais
×

Como consertar o sensor de um abajur de toque

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Um abajur sensível ao toque é controlado por um sensor interno conectado a sua fiação e seu corpo. Eles são ligados e desligados através de um toque em qualquer parte de metal do aparelho, fechando um circuito através de sua mão. Como em qualquer interruptor de abajur, o sensor de toque pode falhar com o uso frequente e contínuo, normalmente precisando de uma substituição, permitindo que ele volte a funcionar como deve. Não é necessário nenhuma experiência anterior com aparelhos elétricos para consertar um abajur sensível ao toque.

Instruções

O toque da mão completa o circuito do sensor de um abajur de toque (Shana Novak/Stockbyte/Getty Images)
  1. Retire a cúpula e o arco metálico do abajur.

  2. Coloque-o em uma superfície resistente para trabalho e remova a parte de baixo de sua base. Dependendo do modelo ela estará presa com parafusos ou com uma tampa parecida com as de potes de comida.

  3. Enrole um pedaço de fita isolante em torno do plugue do fio do abajur que se conecta ao fio preto do sensor de toque. Passe um pedaço adicional de fita isolante em torno do fio soquete que se conecta ao fio cinza ou vermelho do sensor. A fita indica estes fios como pretos ou quentes. As cores dos fios do sensor de toque varia de acordo com o fabricante. Podem ser preto, vermelho, branco e amarelo; ou preto, cinza, branco e amarelo.

  4. Destorça os três conectores de fios que prendem o sensor e os fios juntos. Gire a porca no sentido anti-horário com um alicate para removê-la do conector. Retire o terminal em anel de baixo da porca de fixação, ele se liga ao fio amarelo e ao sensor de toque. O conector é um tubo oco com buracos externos usado para prender junto partes separadas de lâmpadas e luminárias, enquanto continua a servir como caminho para os fios.

  5. Instale o novo sensor de toque na base da sua lâmpada. Torça um conector de fio laranja no fio preto do sensor, conectando-o com plugue do fio do abajur que você encapou com fita isolante. Torça outro conector ao fio cinza ou vermelho do sensor, conectando-o ao fio do soquete do abajur, também protegido com fita isolante.

  6. Passe o terminal em anel conectado ao fio amarelo do sensor sobre o conector. Recoloque a porca de fixação no conector, removida no passo quatro, e ligue os dois fios restantes do abajur ao fio branco do sensor de toque, usando outro conector de fio laranja.

  7. Recoloque o tampo da base de seu abajur, o arco metálico e a cúpula.

O que você precisa

  • Chave phillips ou de fenda
  • Fita isolante preta
  • Alicate
  • Sensor de toque
  • Conectores de fios laranja
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article