Como testar um sensor de efeito Hall com um multímetro

Utilize um ímã para testar o sensor de efeito Hall

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Os sensores de efeito Hall são componentes de circuitos feitos de semicondutores. Eles produzem voltagens proporcionais ao campo magnético próximo a eles e são usados como detectores e interruptores. São encontrados em eixos de comando e ignições de carros. Os sensores Hall possuem três cabos: o de energia, de terra e o de saída. A saída está apenas na variação dos milivolts. Para verificar a saída de um sensor de efeito Hall com um multímetro, também conhecido como um voltímetro digital de ohm, conecte as sondas do instrumento entre o cabo terra e de saída do sensor. Passe um ímã ao redor dele para testá-lo. Use um objeto de metal para ajudar a testar o sensor se ele estiver dentro de um carro.

Teste de chip de circuito integrado

Step 1

Identifique os cabos de energia, terra e saída do sensor. Conecte o cabo de energia ao lado positivo de uma pilha 9V, e o cabo terra ao lado negativo. Use garras de jacaré, se necessário.

Step 2

Fixe o lado esquerdo de um resistor 10K ao cabo de saída do sensor, e o lado direito ao lado positivo da pilha. Conecte a sonda preta do multímetro ao lado esquerdo do resistor, e a sonda vermelha ao outro lado.

Step 3

Coloque o multímetro em uma configuração DC. O mostrador irá apresentar uma voltagem constante. Mova um ímã para frente e para trás próximo à área de monitoramento, que pode ser bem pequena. O medidor irá apresentar oscilações em uma escala de milivolts.

Teste para sensor automotivo

Step 1

Conecte o lado positivo de uma pilha 12V ao cabo de energia do sensor. Conecte o lado negativo da pilha ao cabo terra do sensor.

Step 2

Coloque o multímetro em uma configuração DC. Conecte a sonda preta dele ao cabo terra do sensor, e a sonda vermelha ao cabo de energia.

Step 3

Insira uma faca ou uma bitola de aço entre o ímã e o sensor. Quando o metal toca o ímã de um sensor não danificado, o multímetro irá mostrar uma alteração de cerca de 0,5 volts da pilha. Quando o metal é removido, o multímetro irá mostrar uma alteração menor que 0,5 volts.

eHow Brasil
×