Mais
×

Como consertar o sistema de rebobinamento de fio de um aspirador de pó

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O mecanismo de rebobinamento automático permite que o longo cabo de um aspirador de pó elétrico para ficar armazenado dentro do gabinete do aspirador de pó quando não estiver em uso. O cabo elétrico pode ficar preso e se recusar a sair do lugar, o que traz um potencial perigo de acidentes. Para consertar o cabo para que ele novamente rebobine, reencaixe o mecanismo que enrola o fio em torno de um carretel dentro do aspirador. Existem alguns métodos que você pode usar para fazer isso, com o uso de apenas algumas ferramentas de uso doméstico.

Instruções

É possível consertar o mecanismo de retração automática do fio do aspirador de pó com ferramentas simples. (Comstock Images/Stockbyte/Getty Images)
  1. Desligue o cabo de alimentação do aspirador da tomada de parede. Segure o cabo a poucos centímetros do buraco no qual ele entra no aspirador de pó. Dê um puxão no cabo e solte-o para que o mecanismo de rebobinamento funcione. Alimente o cabo para dentro do aspirador até que o plugue do fio pare no buraco.

  2. Retire o plugue do aspirador da tomada de parede. Direcione o facho de uma lanterna sobre o buraco onde o cabo entra no aspirador de pó. Com os dedos, retire a sujeira solta ou outros resíduos presentes no buraco. Enrole fita dupla face em torno da parte de trás de um lápis e coloque-o, começando por esta extremidade, nos lados do furo. Vire o lápis em sentido horário fazendo um círculo dentro do buraco, em torno do cabo, para que eventuais detritos fiquem grudados na fita dupla face. Retire o lápis e descarte-o. Dê um puxão no fio para fazer o mecanismo de retração voltar a funcionar, de modo que o cabo de energia seja puxado para dentro do aspirador de pó.

  3. Desligue o cabo de alimentação do aspirador da tomada. Com uma chave Phillips pequena, remova os parafusos do painel ao redor do buraco que o cabo entra. Puxe o painel. Jogue o facho de uma lanterna para dentro do compartimento para que você possa ver o carretel no qual o cabo está enrolado. Caso haja alguma parte do fio presa na lateral do fio, empurre-o para o lado. Remova com os dedos todas as bolas de poeira ou outros detritos que estejam dentro do painel. Agite a lata de spray de lubrificante durante cinco segundos. Coloque o canudo de plástico no bico da lata. Borrife lubrificante por dois segundos no carretel. Gire-o para a esquerda com os dedos para soltar o fio. Borrife outra rajada de lubrificante por dois segundos. Recoloque o painel e aperte os parafusos. Limpe o cabo com uma toalha de papel. Segure o cabo a poucos centímetros de distância do buraco. Dê um puxão para que o mecanismo rebobinador volte a funcionar. Ajude usando os dedos, empurrando o cabo para dentro do aspirador de pó.

O que você precisa

  • Lanterna
  • Lápis
  • Fita dupla face
  • Chave Phillips pequena
  • Spray de lubrificante
  • Toalha de papel
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article