Mais
×

Como consertar um sofá arranhado com graxa de sapato

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Apesar de um sofá de couro normalmente ser muito durável, ele pode ser arranhado, especialmente quando crianças e animais de estimação brincam sobre ele. Fazer uma remodelagem profissional custa muito caro e raramente vale a pena, a não ser que o sofá seja muito caro ou seja de um modelo exclusivo. Você mesmo pode reparar arranhões em um desses sofás usando graxa de sapato. No entanto, não é qualquer produto que pode ser usado em móveis de couro, porque eles são processados de forma diferente do couro de sapato. Use uma graxa em pasta que também seja indicada para uso em couro macio e passe condicionador de couro em seguida.

Instruções

Você pode consertar arranhões em um sofá de couro com graxa de sapato (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)
  1. Limpe a superfície do sofá com um pano macio e limpo, umedecido com água. Deixe o couro secar por uma hora ou mais.

  2. Aplique a graxa de sapato em pasta que combine com a cor do sofá nas áreas arranhadas, usando um aplicador de graxa, que é um almofada macia de espuma fornecida com o produto ou vendida separadamente em lojas especializadas. Passe a graxa nos arranhões com o aplicador e limpe o excesso de pasta com um pano macio, limpo e seco enquanto termina de retocar os locais danificados.

  3. Limpe cada área com outro pano macio e limpo após terminar de remover o excesso de pasta.

  4. Aplique o condicionador de couro em todo o sofá seguindo as instruções da embalagem, assim que tiver terminado de retocar todos os arranhões. O condicionador de couro protege as áreas engraxadas e disfarça pequenas diferenças de cor entre o acabamento original e a graxa.

O que você precisa

  • Panos macios limpos
  • Graxa de sapato em pasta
  • Aplicador de graxa de sapato
  • Condicionador de couro
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article