on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como consertar um tampo empenado de um violão Ovation CSD2

Ovation é um fabricante norte-americano de vilões especializado em instrumentos acústicos de alta qualidade. O Ovation CSD225, às vezes abreviado como CSD2, é um violão elétrico de braço duplo. O braço inferior tem seis cordas e o superior tem doze. É um instrumento de qualidade premium com um tampo de spruce (abeto). Quando um tampo empena, ele perde a sua forma. Uma deformação leve é ​​um efeito natural do amadurecimento da madeira, mas a exposição à temperatura ou umidade extremas pode levar o braço a empenar gravemente. Nesses casos, o violão perde a sua forma e o tampo começa a separar outras partes do instrumento.

Instruções

Derreta a cola que liga as faixas laterais utilizando calor (acoustic guitar image by Jeffrey Zalesny from Fotolia.com)
  1. Faça uma inspeção visual para localizar as áreas que estão mais afetadas. Segure o violão horizontalmente e olhe ao longo da superfície do tampo.

    Loading...
  2. Coloque o enrolador de corda em cada tarraxa e gire a manivela para liberar a tensão das cordas. O Ovation CSD2 tem dois cavaletes. Remova o cavalete do tampo com uma chave de fenda e uma faca de paleta. Faça isso no seu tempo e persevere, ele vai sair, mas pode ser um processo demorado. Depois de remover o cavalete, coloque-o de lado. Se o tampo estiver extremamente empenado, pode haver uma pequena diferença entre o cavalete e o tampo, que irá permitir colocar a chave de fenda por baixo.

  3. Amarre uma lanterna a um cordão. Coloque o instrumento em um pedestal e insira a lanterna pela boca do instrumento. Desligue as luzes e examine bem a área onde o cavalete estava. Luz vai brilhar mais forte através das partes mais finas da madeira. O tampo deve ser consistente, mas um tampo empenado fica mais fino. Marque as áreas deformadas com um giz. Ligue o ferro de passar roupa.

  4. Coloque um pano velho sobre o violão e passe suavemente o ferro ao longo da borda da guitarra para derreter a cola que mantém as partes ligadas. Em seguida, use uma chave de fenda para soltar as peças do tampo. Quando tiver soltado tudo, levante o tampo com cuidado e coloque-o de lado. Deixe as laterais no lugar.

  5. Curve o tampo usando uma combinação de calor e tensão. Um equipamento de curvamento a calor é caro, mas você pode conseguir resultados semelhantes usando um par de pinças e um ferro de passar. Coloque um pano sobre todo o tampo e passe cuidadosamente o ferro sobre ela. Use a configuração de fogo baixo e sem vapor. Uma vez que o tampo estiver uniformemente aquecido, ele estará pronto para ser curvado para sua forma original. Coloque-o entre duas pinças de bancada e, gradualmente, aperte-as. Quando a madeira esfria ela vai contrair, assim os grampos puxarão o tampo de volta. Deixe o violão descansar por uma noite para que ele tenha tempo de voltar à forma correta.

  6. Substitua os cavaletes por outros novos e aplique cola nova nas junções. Cole as ligações laterais. Cole o tampo nas laterais, deixe a cola secar, em seguida, substitua as ligações removidas por novas.

Loading...

Dicas

  • Sempre deixe seu violão em um lugar seco. Nunca deixe-o perto de um radiador ou janela, onde mudanças de temperatura podem deformar a madeira.
  • Certifique-se de que os grampos de bancada estão definidos em uma altura apropriada para o aquecimento do tampo. Você poderia perder calor valioso ao ajustá-los.

Aviso

  • Nunca aplique calor diretamente na madeira. Isto pode causar maiores danos.

O que você precisa

  • Enrolador de cordas
  • Lanterna
  • Corda
  • Giz
  • Faca de paleta
  • Chave de fenda
  • Cavalete substituto
  • Ferro de passar
  • Pano velho
  • 2 grampos de bancada
  • Acetato de polivinil

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...