×
Loading ...

Como consertar uma torneira de parede que está vazando

Atualizado em 19 julho, 2017

Torneiras externas vazando são fáceis de se ignorar, pois ninguém ouve o gotejamento. Entretanto, elas gastam muita água. Se uma gota vaza a cada segundo, um total de 31.546.000 gotas de água serão desperdiçadas em um ano. Isso é aproximadamente 1940 L de água. Em áreas onde se cobra pela utilização da água isso pode custar muito caro para o proprietário da casa, além de ser um desperdício de um recurso natural valioso. Consertar essas torneiras de parede que estão vazando é uma tarefa que a maioria das pessoas podem terminar em poucos minutos com apenas uma chave de fenda e uma chave ajustável de boca.

Instruções

Não deixe sua torneira com vazamentos, ao longo do tempo o gasto de água será enorme (Digital Vision./Photodisc/Getty Images)
  1. Feche o fornecimento de água para a torneira.

    Loading...
  2. Remova os parafusos que prendem a alavanca na haste da torneira.

  3. Retire a alavanca da haste e deixe-a de lado.

  4. Gire a porca de vedação em sentido anti-horário com uma chave de boca ajustável para removê-la. Deixe-a guardada.

  5. Gire a haste da torneira (você pode usar sua alavanca para isso) para abri-la. Continue girando a haste até sair da torneira.

  6. Remova o parafuso central na parte inferior da haste da torneira. Ele prende a arruela da torneira na haste. Remova a arruela, ela normalmente é uma peça preta e plana de plástico macio -- ou com um suave formato de cone.

  7. Verifique a haste da torneira procurando por áreas corroídas onde a arruela estava encaixada. Se houver alguma grande corrosão nessa área será necessário substituir a haste.

  8. Olhe na parte interna da área do corpo da torneira, onde a arruela faz contato quando ela está fechada. Novamente, procure por áreas corroídas na base da torneira e troque-a por uma nova se estiver muito danificada.

  9. Instale uma nova arruela na haste da torneira, certificando-se de que ela possua o mesmo diâmetro e seja do mesmo tipo da original. Substitua também o parafuso, caso esteja danificado pela corrosão ou durante o processo de desmontagem.

  10. Coloque o parafuso de volta no corpo da torneira.

  11. Substitua a vedação da haste por uma nova.

  12. Parafuse a porca de vedação de volta por cima da haste da torneira. Seja cuidadoso para apertá-la apenas o suficiente para criar a selagem, mas não tão apertada a ponto de danificar a peça. Não se preocupe, isso pode ser ajustado mais tarde se não ficar apertado o suficiente na primeira vez.

  13. Instale a alavanca e o parafuso de fixação.

  14. Abra o fornecimento de água e procure por vazamentos. Olhe na área onde a haste sai através da porca de vedação. Se existir um vazamento nessa parte, aperte a porca apenas o suficiente para eliminar o problema.

Loading...

O que você precisa

  • Chave de fenda
  • Chave de boca ajustável
  • Arruelas para a torneira
  • Vedação para a haste da torneira
Loading ...
Loading ...