×
Loading ...

Como consertar trastes de instrumentos musicais

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Com o tempo, os trastes de um violão ou baixo podem se desgastar a ponto das notas não soarem bem. Esses trastes danificados estão mais baixos que os trastes ao seu redor. Para consertar isto, é preciso retirar os trastes velhos e colocar novos. Com um pouco de experiência, substituir trastes pode ser um processo simples que deixará o instrumento com um som muito melhor.

Instruções

Trastes se desgastam através dos anos de uso (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
  1. Identifique os trastes gastos tocando cada nota em cada corda. Quando a nota soar abafada é indicação de que o traste está desgastado. Um traste precisa ser substituído quando está abaixo do nível dos demais ao seu redor. Marque com uma caneta quais precisam ser trocados.

    Loading...
  2. Retire as cordas do instrumento afrouxando as tarraxas. Remova as cordas dos receptáculos e tire-as do instrumento puxando pela ponte ou desencaixando-as dos buracos na ponte. Jogue fora as cordas ou guarde-as, se ainda estiverem boas.

  3. Grude a fita crepe em cada lado do traste gasto para proteger o braço do instrumento contra riscos do alicate. A fita também protegerá a madeira do ferro usado para amolecer a cola.

  4. Coloque o ferro de passar ligado no traste gasto para esquentar a cola e facilitar a remoção. Deixe por cerca de cinco minutos, até o traste ficar quente. Pegue o traste quente com o alicate, de modo que as pontas deste fiquem embaixo da curva do traste. Puxe para cima, para desencaixar o traste e remova-o pelo lado do braço, movendo o alicate levemente para frente e para trás. Jogue fora o traste desgastado. Repita este processo para cada traste que precisa ser trocado.

  5. Aplique com cuidado cola de madeira ou cola-tudo no buraco do traste. Coloque o novo traste no seu lugar com a parte mais fina para baixo e bata levemente com o martelo até que se encaixe. O traste deve ficar firme e no mesmo nível dos outros ao redor. Deixe a cola secar por uma noite. Repita em todos os espaços de traste vazios.

  6. Use o alicate para cortar os cantos dos trastes novos e lixe-os até ficarem do comprimento do braço. Isso irá evitar que os trastes cortem ou machuquem as mãos de quem estiver tocado. Recoloque as cordas e afine o instrumento. Confira o conserto tocando cada nota de cada corda.

Loading...

O que você precisa

  • Fita crepe
  • Ferro de passar
  • Alicate para trastes
  • Fio de traste
  • Cola
  • Martelo
  • Lixa para trastes

Referências

Loading ...
Loading ...