Mais
×

Como consertar uma válvula com vazamento em um chuveiro

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Uma válvula com vazamento em um chuveiro é causada por uma arruela de borracha desgastada. Essa arruela é o vedante da válvula que interrompe ou regula o fluxo da água de uma torneira. As torneiras são feitas principalmente de metal e podem durar por anos, mas as juntas não duram tanto tempo. Sendo feita de borracha, ela desgasta cada vez que você usa a torneira. Consertar uma válvula com vazamento não é uma tarefa difícil, e você pode economizar algum dinheiro aprendendo a fazer o trabalho sozinho.

Instruções

Economize dinheiro consertando sua própria válvula com vazamento (shower head image by Leticia Wilson from Fotolia.com)
  1. Corte o abastecimento de água quente e fria. Desligue a válvula principal perto do medidor de água e desligue a válvula da água quente perto do aquecedor. Abra a torneira para drenar o excesso de água e liberar a pressão. Cubra o furo do ralo com um pano para evitar perder parafusos.

  2. Destampe o manuseador da torneira. Remova o parafuso sob a tampa com uma chave de fenda. Gire o manuseador um pouco até que fique solto e, em seguida, retire-o da haste para expor o escudo. O escudo é um cilindro em forma de cone que cobre a peça. Segure o escudo com um pano e desaparafuse-o no sentido anti-horário para revelar a estrutura da peça.

  3. Cubra a estrutura da haste com um pano e pegue-a com um alicate. Gire-a no sentido anti-horário para removê-la e expor a porca. Remova a porca da peça com uma chave Allen. As torneiras possuem uma arruela e um anel de vedação tipo "O" para evitar que a água vaze através da haste. Essas duas peças são vedantes de encaixar e não são presas por quaisquer travas ou parafusos. Retire as duas peças inserindo uma pequena faca ou chave de fenda ao lado da arruela e por baixo do anel para erguê-las para fora. Deslize um novo anel e uma nova arruela.

  4. Desaperte a haste no sentido anti-horário até que ela saia. Você verá a junta de vedação, que é um pedaço redondo de borracha na extremidade da haste. Ela estará presa à peça por um pequeno parafuso de retenção. Remova-a desapertando o parafuso que a prende. Substitua-a com uma idêntica, fixando-a na extremidade da haste com o parafuso.

  5. Aperte a haste na cavidade da torneira e monte a torneira seguindo as etapas 2 a 4 na ordem inversa. Aplique a calafetagem ao redor da base do escudo antes de instalá-lo. Retire o pano e ligue o abastecimento de água assim que tiver terminado.

Dicas

  • Faça o conserto nas válvulas de água quente e fria para garantir que todos os vazamentos sejam eliminados.

O que você precisa

  • Chaves de fenda
  • Junta de borracha
  • Chave Allen
  • Panos
  • Faca
  • Calafetagem
  • Anel de vedação tipo "O"
  • Arruela
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article