on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como consertar um vazamento de água em um bebedouro de concreto para pássaros

Atualizado em 21 novembro, 2016

Bebedouros de concreto para pássaros têm uma tendência a rachar depois de passar por um ciclo climático. As rachaduras ocorrem devido à natureza porosa do concreto. A água é absorvida profundamente pelo material, e quando ela é aquecida após um resfriamento ou congelamento, surgem as rachaduras. As pequenas fissuras podem ser seladas com um selante de impermeabilização de concreto ou resina epóxi, e fissuras maiores com uma de poliéster. Todos esses produtos podem ser comprados em casas de material de construção e não vão causar problemas de saúde para suas aves.

Instruções

Bebedouro de pássaros (palm and birdbath image by jimcox40 from Fotolia.com)
  1. Encha o balde com água morna, e adicione a quantidade adequada de limpador de concreto. No frasco você terá a informação da quantidade que precisará adicionar. Alguns produtos não precisam serem misturados com água.

    Loading...
  2. Esvazie o bebedouro completamente, pois, se houver água, ela vai diluir o limpador.

  3. Despeje metade do limpador no bebedouro e use a escova para limpar toda a tigela. Retire a solução e use o que sobrou para esfregar novamente. Lave completamente com uma mangueira de jardim, e deixe ele secar por pelo menos dois dias após a limpeza. Assim, se houver água nas rachaduras do concreto, ela vai subir para a superfície e secar. Essa etapa evitará que tenha falhas no processo de reparo do bebedouro.

  4. Use um selante ou epóxi para cobrir toda a tigela. Espalhe levemente com um pincel e deixe secar. Tenha cuidado com poças, pois elas criarão uma área frágil no selante. Aplique uma segunda camada e deixe por 24 horas ou mais, segundo as instruções no produto, antes de colocar o bebedouro em funcionamento novamente. O tempo de secagem ajuda a aumentar a eficácia do selante.

  5. Conserte as grandes fendas colocando uma quantidade proporcional ao tamanho de bola de golfe de resina de poliéster em um pedaço de papelão. Esprema uma quantidade do tamanho de uma moeda de dez centavos de creme endurecedor em cima da resina, e use sua espátula de plástico para misturar bem os dois produtos.

  6. Com a espátula, pegue um pouco da mistura de resina e espalhe-a sobre as fendas ou rachaduras. Se ela afundar muito na rachadura, aplique uma segunda demão. Seja rápido: depois de misturar o agente endurecedor na resina, você terá um tempo muito curto para espalhá-lo.

  7. Deixe que os reparos sequem, e então lixe a superfície. Nesse ponto, você pode deixar o bebedouro assim mesmo ou você pode cobrir toda a tigela com um selante. Se escolher usar o selante, há menos chances de aparecer rachaduras no futuro.

Loading...

O que você precisa

  • Luvas de borracha
  • Balde
  • Limpador de concreto
  • Escova
  • Selante de concreto ou epóxi
  • Pincel
  • Resina de poliéster
  • Espátula de plástico
  • Lixa Nº80

Referências

Loading ...
Loading ...