Como consertar um vazamento de óleo da transmissão

Escrito por jack hathcoat | Traduzido por luana ribeiro
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Como consertar um vazamento de óleo da transmissão
Vazamentos na transmissão são comuns (Creatas/Creatas/Getty Images)

Vazamentos na transmissão são muito comuns e geram muita frustração ao tentar repará-los. Mesmo com o grande avanço nas tecnologias da junta de vedação, se a bucha dentro da transmissão estiver danificada, substituir o selo de vazamento não irá interromper o problema. A causa subjacente deve ser resolvida antes de trocar o selo. Esse problema, junto com vazamento da panela, é de fácil diagnóstico, mas pode ter um alto custo de reparo.

Nível de dificuldade:
Moderado

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O que você precisa?

  • Macaco (para elevar o carro)
  • Suporte para macaco
  • Jogo de chaves soquete 3/8
  • Jogo de chaves inglesas
  • Jogo de chaves de fenda
  • Recipiente para coletar o óleo
  • Lanterna
  • Ferramenta raspadora para junta
  • Junta
  • Selante
  • Buchas
  • Selante de junta
  • Fita métrica

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Instruções

    Passo a passo

  1. 1

    Levante o carro utilizando o macaco e coloque os apoios do macaco debaixo dos braços dianteiros do controle da transmissão. Debaixo do carro, utilize a lanterna para localizar a área geral do vazamento. Procure muito bem e com atenção, pois o ar passando debaixo do carro pode espalhar os fluidos e dificultar a localização da fonte do vazamento. Limpe o excesso de fluido e deixe o carro parado até que o vazamento comece e seja facilmente encontrado.

  2. 2

    Examine a área onde a transmissão se conecta com o motor. Se o vazamento vier desse local, a transmissão deve ser removida, tornando o conserto bem caro. Essa área é onde o conversor de torque se alinha com a bomba de transmissão. Há uma grande chance da bucha (anel) da bomba estar desgastada e permitir a passagem de óleo pelo selo. Normalmente, o ideal é trocar ou arrumar a bomba, o conversor de torque e utilizar um novo selo frontal.

  3. 3

    Olhe as vedações do eixo de saída. Aqui é onde o eixo dianteiro ou eixo rígido traseiro se conectam com a transmissão. Existem dois selos (vedação) em um carro de tração dianteira. Em um carro de tração traseira existe apenas um selo. Substituir os selos/vedação do eixo de um modelo com tração dianteira é uma opção viável - sem substituir as buchas do eixo. Eles são mais estáveis e problemas na bucha são menos frequentes. Eixos de transmissão com tração traseira são mais compridos, pesados e podem danificar a bucha mais facilmente. Se o vazamento for na caixa do eixo traseiro, substitua a bucha do eixo traseiro e a vedação.

  4. 4

    Examine a panela da transmissão. Se o vazamento vier da panela da transmissão, remova a panela e troque sua junta. A melhor maneira de substituir a junta é limpar totalmente a superfície de contato e ter certeza de que ela está seca e sem óleo. Aplique um pouco do selante para junta na panela e coloque a junta no selante aplicado. Pressione suavemente a junta e depois coloque a panela virada para baixo em uma superfície plana. Espere o selante secar completamente e grudar bem a junta em seu lugar. Recoloque a panela e não aperte demais os parafusos para não deformar a junta.

  5. 5

    Examine as linhas (cabo, tubo) de transmissão que vão desde a transmissão até o radiador. Se essas linhas estiverem danificadas e vazando, conserte ou troque-as. Algumas são linhas/tubos de aço, enquanto outras são mangueiras de borracha. Linhas de aço com rachaduras ou partes quebradas podem ser soldadas por especialistas em solda com materiais sofisticados. Mangueiras de borracha são facilmente encontradas em lojas de autopeças. Meça o diâmetro e o comprimento da mangueira e procure uma compatível com o fluido de transmissão.

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