Mais
×

Como consertar um vazamento em uma piscina

Atualizado em 23 março, 2017

Piscinas são uma ótima forma de recreação e muitas pessoas se orgulham de manter as suas em boas condições. Se um vazamento aparecer, você talvez não saberá encontrá-lo ou consertá-lo. O conserto de um vazamento não é necessariamente difícil, mas encontrar o local exato não é sempre fácil. Primeiramente, você deve confirmar que há um vazamento real e que a perda de água não é devida à evaporação. Em seguida, você pode começar a localizar e reparar o vazamento.

Instruções

Encontrar um vazamento em uma piscina pode ser uma tarefa difícil (Swimming pool image by Gina Smith from Fotolia.com)

    Descobrindo se há um vazamento

  1. Desligue a bomba da piscina.

  2. Encha um galão grande ou outro recipiente com água e coloque-o no primeiro degrau da escada da piscina de modo que o nível de água em seu interior fique igual ao dela.

  3. Espere um ou dois dias sem deixar que ninguém entre na piscina. Verifique o nível de água no jarro. Se estiver aproximadamente na mesma altura que a água da piscina, então não há vazamentos. Caso contrário, a próxima etapa é procurar onde está.

  4. Ligue a bomba novamente se o nível de água permaneceu o mesmo dentro e fora do galão. Deixe a bomba funcionar normalmente por um ou dois dias.

  5. Verifique o nível de água novamente. Se o nível de água for menor do que aquele do galão, há um vazamento no sistema de bombeamento e filtragem.

    Vazamentos na piscina

  1. Desligue a bomba e espere até que a água fique parada.

  2. Examine o revestimento da piscina procurando por sinais de rasgos ou outros danos que possam ser a causa do seu vazamento. Verifique se o solo ao redor da piscina apresenta poças ou outros sinais de água para ajudar a restringir a área onde você deve procurar. Verifique emendas, lâmpadas subaquáticas e conexões do filtro e da bomba. Se você suspeitar de que o vazamento está em uma determinada área mas não tiver certeza, coloque algumas gotas de corante alimentar perto do local suspeito e veja se ele corre em direção à área.

  3. Use um lápis de cera ou outra ferramenta de marcação à prova d'água para marcar o local onde a piscina está vazando. Esvazie-a até que o furo fique exposto ao ar. Espere algumas horas para que o local fique bem seco.

  4. Aplique silicone ou outro selante à prova d'água no vazamento, penetrando no rasgo ou buraco se for um vazamento grande. Alise o selante para que ele cubra totalmente a abertura e deixe secar.

  5. Encha a piscina novamente e ligue o sistema de bombeamento e filtragem. Verifique se não há vazamentos adicionais no local repetindo o processo se necessário.

    Vazamentos no sistema de bombeamento

  1. Desligue e desconecte a bomba.

  2. Examine os canos de água que ligam a piscina à bomba e ao filtro. Procure por poças ou áreas molhadas no chão embaixo dos canos e toque nos tubos para ver se eles estão molhados.

  3. Reconecte e ligue a bomba se não conseguir encontrar sinais de vazamento. Examine os canos novamente enquanto a bomba estiver funcionando, prestando especial atenção às ligações e junções nos canos. Desligue a bomba novamente quando tiver localizado o vazamento.

  4. Aplique silicone ou outro selante à prova d'água na área de vazamento se for um vazamento pequeno nos canos. Se for um vazamento maior ou se ele estiver na própria bomba ou no filtro, substitua o cano ou o componente do sistema de bombeamento que estiver vazando.

  5. Deixe que o selante aplicado seque e passe fita à prova d'água em volta para garantir que não ocorram novos vazamentos. Religue a bomba e verifique se a parte consertada apresenta novos vazamentos, realizando novos reparos se necessário.

Dicas

  • Encontrar vazamentos pode ser bastante difícil dependendo da natureza e localização do vazamento. Existem especialistas em consertos de piscina que você pode chamar se não conseguir encontrar o vazamento sozinho.

Aviso

  • Não continue a usar a bomba se descobrir que há um vazamento dentro dela, pois isso pode resultar em um choque elétrico.

O que você precisa

  • Galão ou outro recipiente grande
  • Corante alimentar
  • Lápis de cera
  • Selante à prova d'água, como silicone ou epóxi
  • Fita plástica impermeável (para vazamento de tubulações)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article