Mais
×

Como consertar a vedação do vidro da claraboia

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As claraboias são janelas especiais instaladas nos telhados para permitir que a luz natural entre no ambiente. Já que a unidade é montada do lado de fora, o vidro precisa receber o devido isolamento para proteger o interior da estrutura contra correntes de ar, vazamentos e outros contaminantes externos. A vedação em volta da claraboia costuma ser danificada ou desgastar-se com o tempo e acaba precisando ser substituída. Um vedante à base de silicone pode proporcionar de forma efetiva uma vedação hermética e resistente à água quando existe a necessidade de consertar o selante original.

Instruções

Uma boa vedação é importante em uma claraboia (IT Stock/Polka Dot/Getty Images)
  1. Corte toda a vedação em torno da armação de vidro com o estilete, deixando a massa cair. É melhor reaplicar um selante novo completamente em vez de tentar remendar somente os trechos danificados.

  2. Utilize a espátula para levantar o restante da vedação das juntas. No caso de um selante envelhecido ou muito difícil de remover, aplique um removedor comercial de massa de calafetagem para amolecê-lo, seguindo as instruções do fabricante; aguarde até que a vedação tenha dissolvido.

  3. Limpe as juntas entre o vidro e a armação com um pedaço de pano úmido para remover quaisquer resíduos soltos ou sujeira. Não deve haver nenhum contaminante que possa reter ar quando o vedante novo for aplicado.

  4. Corte a ponta do tubo de vedante de silicone para criar uma abertura de, no máximo, 6 mm de largura. Insira um objeto fino e rígido no bocal para perfurar o selo de vedação, se necessário.

  5. Coloque o tubo na pistola para calafetar e aplique com firmeza um filete de silicone em um canto da armação do vidro. Arraste a ponta ao longo do comprimento da junta onde o vidro e a parede da armação se encontram. Repita esse processo em cada lado da claraboia.

  6. Passe um palito de picolé rapidamente sobre o silicone recém-aplicado para obter uma vedação mais caprichada. O vedante secará em 24 horas.

O que você precisa

  • Estilete
  • Espátula
  • Removedor de massa de calafetagem
  • Pedaço de pano
  • Tesoura
  • Arame rígido
  • Pistola para calafetar
  • Palito de picolé
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article