Como consertar um velocímetro de barco

Escrito por will charpentier | Traduzido por wanderson david
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Como consertar um velocímetro de barco
Aprenda a consertar o velocímetro do seu barco (boat image by pearlguy from Fotolia.com)

O tipo de velocímetro de barco mais comum tem um tubo (chamado de "tubo piloto") que conduz para a parte de trás do gio ou através da unidade inferior do motor externo. Quando o barco está em movimento, a água flui para dentro deste tubo, comprimindo o ar de dentro dele. Enquanto o ar dentro do tubo é comprimido, a água move a agulha do velocímetro, de forma semelhante às agulhas em um medidor de pressão sanguínea. A causa mais comum da falha do velocímetro é um tubo piloto entupido.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

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Instruções

    Como consertar um velocímetro de um barco

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    Olhe debaixo do painel de controle do seu barco e encontre o tubo que corre do centro das costas do velocímetro. O tubo provavelmente será de plástico preto e mais grosso do que a maioria dos fios de um barco. Acompanhe o tubo do velocímetro até a parte posterior do barco, onde ele se conectará ou a um tubo piloto debaixo do gio ou na unidade inferior do motor externo. Inspecione todo o comprimento do tubo procurando por buracos, cortes, enroscamentos ou nós de fios que visivelmente apertam o tubo. Se o tubo estiver cortado ou tiver um buraco, substitua-o. Se um nó o estiver apertando, remova e substitua o nó do fio, certificando-se de não apertá-lo.

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    Desconecte o tubo do velocímetro do tubo piloto ou da unidade inferior liberando a articulação de conexão rápida ao motor ou usando uma chave de fenda para desparafusar o conector do tubo piloto. Procure por buracos ou rupturas no tubo piloto; caso haja algum, substitua-o.

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    Se o tubo do velocímetro se conecta à unidade inferior do motor externo, abra a caixa desta unidade e examine visualmente o tubo para ver se há cortes, rupturas, buracos ou enroscamentos. Caso haja algum destes, substitua o tubo do velocímetro.

  4. 4

    Peça a seu assistente que observe o velocímetro e lhe informe caso a agulha se mover, então assopre dentro do tubo por 10 segundos. É necessário pouca respiração para fazer a agulha se mover até 2,5m/s.

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    Se a agulha não se mover quando você assoprar através do tubo, desconecte o tubo das costas do velocímetro (simplesmente o puxando) e use um compressor -- em uma pressão baixa, abaixo de 1atm -- para assoprar qualquer detrito para fora do tubo. Quando o ar comprimido se espalhar livremente através do tubo, reconecte o tubo nas costas do velocímetro e assopre novamente enquanto seu assistente o observa. Caso o velocímetro ainda recuse se mover, substitua a unidade do velocímetro do painel. Esta unidade não pode ser consertada pelo consumidor.

Dicas & Advertências

  • Se o tubo do velocímetro na unidade inferior estiver danificado, o dano provavelmente é resultado do atrito entre o tubo e a caixa de engrenagem. Quando você substitui o tubo, certifique-se de que não fique pressionado contra a lateral da caixa de engrenagem.
  • Quando inspecionar o tubo do velocímetro na unidade mais baixa, aproveite essa oportunidade para lubrificar a unidade também.
  • Trabalhar com ar comprimido pode ser perigoso e, por isso, é aconselhável ter cuidado.

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