Mais
×

Como consertar um ventilador de teto que está balançando?

Atualizado em 17 abril, 2017

Ventiladores de teto que balançam podem ser um incômodo. A instabilidade pode diminuir o vento, gerar barulhos desnecessários e causar um risco. Se os ventiladores estão balançando quando estão em alta velocidade, provavelmente é por causa de uma das três razões: parafusos soltos, pás desalinhadas ou desequilíbrio no ventilador.

Ventiladores que balançam podem ser perigosos (Ceiling Fan image by Towards Ithaca from Fotolia.com)

Parafusos soltos

Depois de meses de uso, os parafusos que prendem o ventilador podem se soltar, causando o balanço. Aperte aqueles que conectam as pás ao corpo do ventilador e os que o conectam ao teto. Ligue o ventilador na alta velocidade. Se ele continuar balançando, pode ser que o problema seja nas pás ou um desequilíbrio.

Pás tortas

Pás empenadas também podem causar o balanço. Posicione-se de modo que os seus olhos estejam no mesmo nível que elas e verifique-as, duas por vez, para determinar se uma delas está empenada. Se elas forem de material flexível, dobre-as na direção oposta até que estejam alinhadas. Caso sejam de metal ou madeira, será necessário trocá-las. Alguns modelos vêm com pás extras nas suas caixas. Se o ventilador continuar balançando depois de ajustá-las, pode ser que o problema seja um desequilíbrio.

Desequilíbrio

Kits de equilíbrio são geralmente encontrados na embalagem de ventiladores. Alfinetes de fralda e arruelas também ajudam a equilibrar o ventilador. Prenda uma arruela no meio de uma das pás e ligue o ventilador para ver se ainda continua balançando. Se ele estiver estável, desligue-o, limpe a pá e cole a arruela no meio dela. Caso contrário, repita o processo até encontrar a pá que está desequilibrada.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article