×
Loading ...

Como consertar o zumbido de 60 Hz de uma lâmpada fluorescente?

Atualizado em 15 junho, 2017

As lâmpadas fluorescentes são famosas pelo zumbido de 60 Hz que elas fazem, especialmente quando são utilizadas lâmpadas antigas. Em alguns casos, o zumbido é baixo o suficiente para ser ignorado, porém as vezes ele pode ser uma distração séria. De forma geral, esse zumbido pode ser eliminado, mas será necessário que você identifique o problema antes de solucioná-lo.

Instruções

O zumbido das lâmpadas fluorescentes pode causar grande distração, especialmente no escritório ou na sala de aula (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)
  1. Verifique os fios que estão conectados ao reator da lâmpada. Caso algum deles esteja solto, então isso que pode estar causando o zumbido. Para ter certeza, solde novamente todas as conexões existentes.

    Loading...
  2. Faça o aterramento do reator da lâmpada, caso ainda já não esteja feito. Um aterramento inadequado é uma das principais causas do zumbido de 60 Hz, não apenas em lâmpadas fluorescentes mas em eletrônicos de qualquer tipo.

  3. Troque o starter da sua luminária. Ele é um pequeno cilindro prateado que possui alguns centímetros de comprimento, sendo que você pode comprá-lo em qualquer loja que venda lâmpadas fluorescentes. Os starters falham muito mais rapidamente do que os reatores, logo, se a lâmpada possui alguns anos de uso, então provavelmente é ele que está causando o problema.

  4. Troque o reator da lâmpada por um modelo mais novo. Se sua luminária utiliza o padrão T12 antigo, você pode substituir facilmente por um reator e lâmpadas T8, que não apenas eliminam o zumbido, mas também são mais eficientes e possibilitam uma melhor reprodução de cores.

  5. Verifique o circuito onde a lâmpada está conectada. Veja se ele está aterrado corretamente e se não existem conexões soltas ou fios de energia se cruzando, que podem causar o zumbido de 60 Hz.

  6. Substitua as lâmpadas da unidade. Apesar da confiabilidade geral das lâmpadas fluorescentes, elas podem fazer um zumbido no final de suas vidas úteis, especialmente se elas já estiverem sendo usadas por algum tempo.

  7. Caso tudo que você fez não tenha dado certo, substitua toda a fiação da lâmpada. O zumbido pode ser causado por um fio que esteja rompido dentro da isolação, o que torna o problema invisível a olho nu. Pode-se verificar esse problema mexendo cuidadosamente cada um dos fios com a luz ligada e ouvindo alterações no zumbido.

  8. Verifique a existência de vibrações se nenhum dos passos foram eficazes. Se alguma coisa estiver vibrando a unidade, isso pode causar o zumbido. Faça uma isolação na superfície onde a luminária está montada. Isto vai interromper o tremor bem como o zumbido e qualquer cintilação que as vibrações podem causar.

Loading...

Aviso

  • Nunca faça trabalhos em um aparelho elétrico sem antes cortar o fornecimento de energia, que pode ser feito desconectando o aparelho do circuito ou desligando o disjuntor apropriado.

Referências

Loading ...
Loading ...