×
Loading ...

Como consertar o zumbido de uma caixa elétrica

Atualizado em 23 março, 2017

A caixa elétrica é o lugar onde o fornecimento de energia é separado em vários circuitos na sua casa, como os da iluminação e tomadas das paredes. Cada circuito possui um disjuntor que pode ser acionado caso exista um curto circuito ou falha na fiação ou nos aparelhos elétricos. Em circunstâncias normais, a caixa elétrica não faz zumbidos ou ruídos. No entanto, caso exista um fio solto ou uma falha no disjuntor, o fluxo de eletricidade causará um zumbido.

Instruções

Um zumbido em uma caixa elétrica provavelmente é causado por um disjuntor (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Abra a tampa da caixa elétrica para que você possa acessar os disjuntores. Da esquerda para a direita, desligue cada disjuntor. Isso isolará temporariamente toda a eletricidade da sua casa.

    Loading...
  2. Verifique se é possível ouvir um zumbido. É improvável, mas caso ainda exista algum ruído, significa que ele é causado pela conexão elétrica do cabo de alimentação externa até a sua caixa elétrica. Será necessário chamar a companhia elétrica, pois não é recomendável tentar consertar um problema de fornecimento de eletricidade, a não ser que você seja um eletricista qualificado.

  3. Da esquerda para a direita, ligue o primeiro disjuntor. Escute se há algum zumbido, e caso não exista, deixe-o ligado e proceda para ligar o próximo disjuntor. Caso ouça um zumbido, então existe um defeito no disjuntor, que deverá ser substituído. Eles são relativamente baratos e podem ser comprados em lojas de materiais elétricos. Desligue novamente o disjuntor que estiver fazendo barulho, para que você possa verificar os outros.

  4. Verifique cada disjuntor sistematicamente para identificar algum zumbido. Tenha certeza de ter desligado o disjuntor anterior (que estiver fazendo ruído) antes de verificar o próximo. Caso ele não esteja com zumbido, deixe-o ligado. Quando você conferir todos os disjuntores, certifique-se de deixá-los todos ligados mesmo que façam ruídos, para que assim você tenha energia elétrica até que os disjuntores para substituição sejam comprados.

Loading...

Dicas

  • É improvável que o zumbido seja perigoso, pois os disjuntores serão acionados caso uma falha séria venha a acontecer. No entanto, será necessário substitui-lo o quanto antes.
  • Caso o ruído seja intermitente, então provavelmente é uma falha na fiação entre o disjuntor e os aparelhos elétricos, o que significa que o disjuntor não precisará ser substituído. Nesse caso, peça para que um eletricista verifique sua fiação. Ocasionalmente, pode ser uma conexão frouxa da fiação do disjuntor que pode estar causando esse ruído. Isole a alimentação do disjuntor desligando o interruptor principal do fornecimento de energia, e após isso, aperte a conexão utilizando uma chave de fenda.

O que você precisa

  • Chave de fenda

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...