Conserto caseiro para riscos em lentes de óculos de grau

Escrito por dustin eves | Traduzido por agmar vitti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Conserto caseiro para riscos em lentes de óculos de grau
Substituir um par de lentes nem sempre é necesário quando se trata de riscos (Paul Tearle/Stockbyte/Getty Images)

Óculos de grau são geralmente muito caros. A substituição de um par de lentes que melhoram a sua visão devido a poucos riscos pode parecer gasto desnecessário de dinheiro. Soluções do mercado para conserto de riscos nos óculos são geralmente mais baratas, mas ainda podem custar mais do que você está disposto a pagar. A maioria das pessoas não sabe que, embora seja quase impossível consertar riscos profundos, os leves podem ser consertados com itens baratos que você já possui em casa ou que podem ser comprados por preços baixos.

Outras pessoas estão lendo

Lápis à base de graxa

Arranhões superficiais nos óculos podem ser consertados usando-se um lápis branco à base de graxa ou caneta para porcelana descascada da marca Sanford. Simplesmente circunde e pinte um círculo ou uma forma oval ao redor do risco com um lápis à base de graxa. Certifique-se que todo o risco ficou coberto pela graxa. Então, usando uma camurça para limpeza ou um pano macio, limpe a área com óleo, fazendo movimentos circulares e delicados. Isto pode fazer com que os arranhões leves fiquem preenchidos com a graxa, tornando-se quase imperceptíveis. Ocasionalmente, o polimento irá remover o risco completamente. Lave a graxa remanescente com um sabão neutro e água e os riscos terão se tornado praticamente invisíveis.

Conserto caseiro para riscos em lentes de óculos de grau
Lave os óculos com sabão neutro quando tiver terminado de limpar a graxa (David De Lossy/Photodisc/Getty Images)

Limpador de rodas

Um limpador de rodas de carro contendo fluoreto de amônio ou bifluoreto de amônio (tais como das marcas americanas Armor All Quicksilver) também é uma ótima solução para consertar riscos pequenos nas lentes. Primeiro, remova cuidadosamente as lentes dos óculos. Isto pode ser feito pressionando-se moderadamente o meio da parte interna de cada lente com o polegar. As lentes deverão saltar pra fora sem muita dificuldade. Então, coloque as lentes em um recipiente pequeno com tampa que o vede completamente como um frasco plástico, por exemplo. Agora, encha o frasco com limpador de rodas até as lentes ficarem quase cobertas (elas poderão boiar - isto não tem problema). Agite a água do frasco levemente para que as lentes sejam cobertas no líquido o máximo possível. Abra o frasco, lave as lentes em água e os riscos leves deverão estar na maioria ou totalmente eliminados. Jogue fora o limpador de rodas excedente.

Conserto caseiro para riscos em lentes de óculos de grau
Você também pode usar limpador de rodas de carro contendo fluoreto de amônio ou bifluoreto de amônio (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Remoção de camada antibrilho

Às vezes, arranhões nas lentes são apenas riscos de uma camada de produto antibrilho. Neste caso, a remoção da camada pode eliminar algum ou todos os riscos pequenos. Um composto chamado Armour Etch, que pode ser comprado facilmente online, pode remover esta camada, mas o procedimento deve ser feito com cuidado, uma vez que esfregar demais pode danificar as lentes se a aplicação for incorreta. Experimente colocar um pouquinho de composto em uma área pequena do canto de uma das lentes para testar a reação nos óculos. A seguir, se você estiver satisfeito com os resultados, cubra completamente cada lado de ambas as lentes com o composto e deixe-o agir por cinco minutos. Pode-se aplicar o produto com um cotonete, mas não esfregue o composto, porque isto pode provocar mais riscos. Enxágue as lentes com água morna e a camada será removida. Para mais dicas e procedimentos sobre a remoção de camadas antibrilho com este composto, visite o site Bookish.us (ver referências abaixo).

Conserto caseiro para riscos em lentes de óculos de grau
Às vezes, arranhões nas lentes são apenas riscos de uma camada de produto antibrilho (Siri Stafford/Digital Vision/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível