×
Loading ...

Como fazer conserva de tomates cereja em casa

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os tomates-cereja são uma das coisas mais deliciosas e saborosas que existem, e as conservas permitem que sua família aproveite os frutos do verão por vários meses. Os pedaços do tamanho de uma mordida são perfeitos para receitas que pedem tomates. Ter o equipamento certo e seguir algumas regras simples torna fazer uma conserva muito mais fácil e seguro. Durante o processo, manteha a área de trabalho e os instrumentos limpos.

Instruções

Fazer uma conserva de tomates é uma atividade divertida para toda a família (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)
  1. Confira se os potes, os lacres e as tampas não têm nenhum dano, como amassados ou rachaduras, que possam fazer o lacre falhar.

    Loading...
  2. Lave os potes com água quente e sabão e enxágue completamente. Deixe os instrumentos de lado. Coloca os potes, as tampas e o pano de limpeza em uma panela cheia de água a 82 ºC e deixe-os lá até que sejam necessários.

  3. Encha uma panela grande pela metade com água e esquente-a até os oitenta e dois graus Celsius. Coloque uma rede de fritura e mantenha a tampa.

  4. Escolha tomates-cereja que estão livres de manchas ou danos. Lave-os e deixe escorrer.

  5. Cozinhe os tomates em água fervente por 30 ou 60 segundos. Remova-os e mergulhe-os em água gelada imediatamente.

  6. Remova a pele dos tomates apertando-os e tirando todas as partes verdes. Deixe os tomates inteiros ou esmague-os para fazer molho. Coloque-os em uma panela e cubra-os com água. Deixe ferver por cinco minutos e retire do fogo.

  7. Remova os potes de conserva enquanto os tomates estão cozinhando. Coloque-os sobre a mesa e adicione duas colheres de sopa de suco de limão para cada pote de 1 litro. Use apenas uma colher para um pote de quinhentos mililitros.

  8. Pegue os tomates com a concha e despeje-os dentro dos potes quentes, deixando 1 cm vazio no topo. Empurre os tomates para expelir o ar. O líquido deve ser derramado sobre os tomates para preencher os espaços vazios, novamente deixando 1 cm vazio em cima. Você pode usar água limpa, suco de tomate ou até mesmo a água da panela onde os tomates estavam fervendo.

    Adicione 1 colher de chá de sal para 1 l e meia colher para quinhentos mililitros.

  9. Pressione os tomates para baixo e dos lados para liberar qualquer bolha de ar presa no pote.

  10. Retire o pano de limpeza da panela aquecida e limpe as bordas dos potes e das tampas. Coloque uma tampa em cada pote e rosquei-as de modo que fiquem firmes.

  11. Coloque os potes na panela grande e mergulhe-os na água a oitenta e dois graus Celsius. A água deve ficar de 2 a 5 cm mais alta que as tampas. Coloque a tampa de volta na panela e aqueça a água até ferver. Deixe ferver por 40 ou 45 minutos para 500 ml e 1 l, respectivamente.

  12. Desligue o fogo e deixe a panela esfriar. Remova os potes e coloque-os sobre o balcão em cima de uma toalha seca. Deixe-os esfriar por vinte e quatro horas.

  13. Verifique as tampas após o resfriamento pressionando-as para baixo no centro. Ela deve ficar para baixo. Limpe os potes uma última vez e os armazene em um local escuro e fresco.

Loading...

Aviso

  • Os vegetais em conserva devem ter ácido o suficiente neles para evitar que estraguem. Não é certo que os tomates-cereja tenham o nível necessário de acidez para serem conservados com sucesso.

O que você precisa

  • Tomates, 1,4 kg por litro.
  • Suco de tomate ou água
  • Suco de limão
  • Panela para conserva
  • Panela grande de escalda
  • 2 panelas médias
  • Potes de conserva de 500 ml com tampas rosqueáveis
  • Pegador de jarros
  • Pano de limpeza
  • Funil
  • Concha

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...