Conservantes e selantes de decks de madeira

Escrito por greg jackson | Traduzido por matheus castro
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Conservantes e selantes de decks de madeira
É importante manter a integridade do deck de madeira, o que requer uma certa manutenção do acabamento de tempos em tempos. Conservantes de madeira que contêm selantes são a melhor escolha para este trabalho (wood texture image by Daniel Gillies from Fotolia.com)

Um deck de madeira é um melhoramento importante em uma propriedade. Ele fornece uma melhoria agradável ao ambiente externo da casa, e também agrega valor à propriedade. É importante manter a integridade do deck de madeira, o que requer uma certa manutenção do acabamento de tempos em tempos. Conservantes de madeira que contêm selantes são a melhor escolha para este trabalho.

Outras pessoas estão lendo

Por que decks de madeira necessitam de conservantes e selantes?

Os inimigos da madeira são: a umidade, a luz solar e entidades biológicas. As árvores vivas protegem-se, naturalmente, através da produção de determinados produtos químicos pela fotossíntese e outros processos internos. Proteger a madeira serrada requer a utilização de conservantes e selantes para ocupar o lugar dos elementos biológicos. Esses produtos devem conter algum tipo de composto que não apenas penetrem nas fibras dos membros da madeira, mas também criem uma barreira contra a água, a luz ultravioleta e inimigos naturais, tais como cupins e fungos.

Tipos de acabamentos para um deck de madeira

O Departamento de Agricultura dos EUA e o Serviço Florestal patrocinam o Laboratório de Produtos Florestais (LPF), uma entidade que testa e taxa produtos relativos ao uso e cuidados da madeira. Uma folha de fatos do LPF fornece informações sobre acabamentos para decks de madeira. Recomenda-se três tipos de produtos classificados como conservantes e corantes. Cada um desses tipos contém selantes que ajudam a prevenir que a umidade danifique a integridade de um deck de madeira. Os três tipos de acabamentos são conservantes repelentes de água, conservantes repelentes de água coloridos e tintas semi-transparentes.

Repelentes de água e conservantes

Repelentes de água tradicionais contêm solventes orgânicos (terebintina, aguarrás), um repelente de água (parafina) e algum tipo de selador, como verniz ou óleo de linhaça. Os solventes foram adicionados aos produtos mais recentes para ajudar os elementos repelentes de água a penetrarem na madeira. Esses novos conservantes repelentes de água também adicionam um fungicida para proteger o deck de madeira do mofo e do bolor. Muitos desses óleos não contêm conservantes de secagem adicionais que protegem contra a degradação da madeira e dos fungos. Madeira tratada com pressão que é projetado para evitar insetos e danos de fungos também podem se beneficiar de um conservante repelente de água.

Selantes epóxi

Os selantes de decks de madeira mais novos usam o epóxi como principal conservante e agente de vedação. A teoria por trás desses selantes é a capacidade deles de desviar e absorver a luz ultravioleta, que é prejudicial à madeira desprotegida. Muitos desses selantes epoxi contêm resinas sintéticas que substituem os óleos naturais de conservantes tradicionais. Esses óleos são um alvo para o crescimento de fungos, atuando como fonte de alimento após os selantes serem misturados com eles e serem degradados pelo tempo e intempéries. As resinas epóxi são resistentes aos fungos, e são conservantes e selantes eficazes para um deck de madeira.

Decks de madeira tratados com pressão

Tradicionalmente, a madeira tratada com pressão contém arseniato de cobre cromatado como agente protetor contra fungos e parasitas. A controvérsia sobre a segurança deste ingrediente levou-se a compostos de substituição, tais como a amina de cobra quaternária e cobre azona. Embora o tratamento de madeira sob pressão impedirá a podridão e o mofo, não protegerá a madeira contra a intempérie. Um conservante ainda é necessário, mas deve ser rotulado como sendo apropriado para uso em madeira autoclavada.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível