Conservar alimentos em frascos com vinagre

Escrito por andrew hazleton | Traduzido por débora cussiol
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Conservar alimentos em frascos com vinagre
As conservas de vinagre são as mais populares (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Você pode preservar muitos tipos de alimentos em soluções de vinagre, um processo comumente chamado de conserva. Entre as mais populares estão os pepinos, pimentas, feijões e outros vegetais. Alimentos em conserva duram indefinidamente, mas, para melhores resultados, devem ser consumidos dentro de um ano. Embora a acidez do vinagre torne este um meio especialmente seguro de conservação de alimentos, precauções simples vão garantir a segurança alimentar. Botulismo e outras toxinas podem aparecer em alimentos inadequadamente enlatados. Use apenas receitas comprovadas, de preferência de livros de culinária publicados ou de fontes conhecidas, e não substitua ou altere a quantidade de ingredientes.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Legumes frescos
  • Jarras de vidro limpas com anéis e tampas novas
  • Receita comprovada com quantidade adicional de ingredientes
  • Enlatador
  • Timer de cozinha
  • Pinças de jarra

Lista completaMinimizar

Instruções

    Preparação

  1. 1

    Compre legumes frescos para preparação de conservas. Lave bem.

    Remova todas as áreas descoloridas ou podres antes de conservar. Descarte todas as hastes e remova quaisquer restos da flor ou botão na extremidade do vegetal.

    Faça um pequeno buraco nas verduras ocas, como pimentões, para que sejam capazes de serem preenchidos com vinagre.

  2. 2

    Arranje frascos de vidro, anéis de vedação e tampas. Devem ser frascos de conservas projetados para aceitar tampas padrão de duas peças.

    Os anéis de vedação podem ser reutilizados, mas cada frasco requer uma nova tampa não utilizada.

    Não reutilize frascos de alimentos comprados, visto que a vedação adequada não será garantida.

  3. 3

    Verifique os frascos e descarte qualquer um que contenha lascas ou rachaduras ao redor do aro. Isto impedirá uma vedação adequada.

    Lave os frascos em água quente e deixe escorrer. Se você tiver uma máquina de lavar louças, deixe os frascos no ciclo mais quente e, em seguida, retire os frascos da máquina de lavar louças, um de cada vez, conforme necessário para o preenchimento.

    Se a receita especifica necessitar de um tempo de menos de 10 minutos de processamento, os frascos devem ser esterilizados por ebulição antes de colocar as conservas.

  4. 4

    Embale os frascos com legumes e outros ingredientes sólidos listados na receita. Os legumes tendem a diminuir quando armazenados em vinagre, embale o frasco o mais firme o quanto conseguir, mesmo que precise aplicar um pouco de força.

    Assegure-se de que os legumes fiquem abaixo de 1,2 cm da parte superior do frasco.

  5. 5

    Encha o frasco com a solução de vinagre, conforme listado na receita.

    Após o preenchimento, bata levemente o frasco em um balcão para retirar as bolhas de ar. Para legumes ocos, deixe o frasco em repouso por uma hora e, em seguida, encha para compensar qualquer queda do nível de líquido.

    O líquido não deve completar toda a parte superior do frasco. Deixe uma pequena quantidade de espaço no topo, conforme listado em sua receita. Geralmente é um espaço de 0,6 cm.

  6. 6

    Coloque uma tampa limpa no frasco e aperte um selo de vedação no local. Rosqueie a vedação com firmeza, mas não aperte demais, pois deve haver saída de ar enquanto estiver vedada.

    Vedação

  1. 1

    Encha um enlatador de conservas com água, e coloque a quantidade que couber de frascos, deixando 2,5 à 5 cm de espaço entre eles.

    Uma enlatadora contém uma grelha de metal para ajudar elevar e abaixar as garrafas, permitindo tamém que a água flua por baixo do frasco. Não use uma panela sem uma grelha.

  2. 2

    Coloque a água para ferver.

  3. 3

    Prepare os frascos, permitindo que a água ferva no tempo descrito na receita. Não encurte este tempo, uma vez que é importante que os alimentos nos frascos atinjam a temperatura adequada.

    Se você mora em uma altitude mais elevada, talvez precise aumentar este tempo para compensar o ponto de ebulição mais baixo de água. Verifique com uma fonte respeitável qual é o tempo de correção.

  4. 4

    Retire os potes de conserva com pinças quando o tempo de processamento estiver concluído, Os frascos estarão muito quente, então coloque-os longe de correntes de ar frio para não causar rachaduras. Conforme os fracos resfriem, você deverá ouvir uma série de estalos quando o vácuo se formar.

  5. 5

    Verifique cada uma das tampas. Elas devem estar pressionadas no meio, indicando que a vedação se formou.

    Se você tiver alguns frascos que não foram selados, descarte a tampa existente e substitua por uma nova. Reprocesse os frascos em água fervente exatamente como foi feito no Passo 3.

Dicas & Advertências

  • Em altitudes mais elevadas, talvez seja necessário uma pressão enlatadora para alcançar as temperaturas adequadas de conserva. Verifique com o departamento de saúde ou de extensão agrícola do seu município.
  • Ao abrir os alimentos enlatados, um ligeiro ruído deve ser ouvido como o vácuo se rompendo. Descarte qualquer alimento que não faça esse barulho ao abrir.
  • A presença de agentes patogênicos de origem alimentar pode não ser notado na aparência ou cheiro de produtos enlatados. Descarte qualquer alimento, sem prová-los caso haja alguma suspeita.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível