Mais
×

Como conservar cartas antigas

Atualizado em 13 junho, 2017

Artigos de papel como cartas são frágeis por natureza, mas podem ser protegidos e preservados, de acordo com AIC - The American Institute for Conservation of Historic and Artistic Works (Instituto Americano de Conservação de Trabalhos Históricos e Artísticos). De acordo Marie E. Culver, especialista em conservação de papel, tais itens "conservam-se melhor em temperaturas moderadas que são confortáveis para as pessoas".

Instruções

Considere escanear ou copiar uma carta antiga e frágil em vez de manusear a original (old love message image by amlet from Fotolia.com)
  1. Guarde suas cartas em um ambiente seguro. Culver aconselha armazená-los em um local com temperatura média abaixo de 22º C e uma umidade relativa entre 30 e 50%. "Evite o armazenar em porões pois isso pode fomentar o crescimento de mofo", diz ela. "Também, é melhor evitar a exposição constante de uma carta que você deseja preservar pois a exposição à luz pode desbotar a tinta e escurecer o papel".

  2. Escaneie as cartas e manuseie as cópias em vez do original. "Então você pode criar uma imagem digital que você pode compartilhar", diz Culver.

  3. Leve as cartas para um especialista. Se sua carta for frágil ou estiver rasgada, pode ser difícil manipular ou desamassar sem danificá-la. Culver sugere que você entre em contato com um museu e pergunte se alguém pode recomendar um conservador de papel para cuidar de sua carta.

Dicas

  • Manuseie o documento com as mãos limpas e o menos possível. Além de más condições de armazenagem, manipular sua carta é a principal causa da deterioração de itens desse tipo, de acordo com o AIC. "Se estiver dobrada e dentro de um envelope, pode deixá-la lá se você não for tirar para olhar ou mostrar aos outros muitas vezes".
  • Armazene e organize cartas usando pastas. Culver recomenda armazenar documentos valiosos em "pastas de boa qualidade, almofadadas ou caixas de fornecedores de reputação respeitável".
  • Se você decidir consultar um conservador, peça uma avaliação da condição da sua carta, uma proposta de tratamento e um custo estimado por escrito.

Aviso

  • Não tente reparar uma carta valiosa, danificada ou frágil por conta própria.
  • O site do AIC recomenda nunca aplicar fitas auto-adesivas, clipes, elásticos ou grampos em artigos de papel que você estime.
  • Você pode ter que deixar sua carta com o conservador enquanto ele testa e prepara uma proposta de conservação.

O que você precisa

  • Caixas ou pastas almofadadas
  • Scanner
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article