Mais
×

O que é uma pessoa sem consideração

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As pessoas podem ou não saber que estão sendo inconsideradas simplesmente porque não têm consciência de suas ações. Às vezes uma pessoa não tem consideração porque está distraída com tudo que acontece ao seu redor. De qualquer maneira, agir dessa maneira pode afetar seu relacionamento com os outros. Para ser capaz de interagir de forma positiva com outras pessoas, é importante saber o que é agir sem consideração e aprender a lidar com pessoas assim .

Não ajudar em casa é uma maneira de agir sem consideração (David Sacks/Lifesize/Getty Images)

Definição

O Merriam-Webster Online define "inconsiderado" como "desatento aos direitos ou aos sentimentos de outras pessoas". Além disso, a palavra é definida pelo Dictionary.com como "sem a devida consideração pelos direitos ou sentimentos de outras pessoas; imprudente; negligente". Muitas vezes chamamos quem possui essas características de pessoas sem consideração.

Comportamento inconsiderado

Pessoas de todas as idades podem comportar-se sem consideração de diversas maneiras. Por exemplo, fazer as pessoas esperarem por muito tempo, cancelar compromissos na última hora, comer o último pedaço de torta sem perguntar se alguém mais quer ou planejar uma viagem de férias em que nem todas as atividades são adequadas para todo mundo. Adolescentes podem ser inconsiderados quando tocam música em volume alto ou voltam para casa depois da hora marcada pelos pais, e crianças podem demonstrar falta de consideração quando não querem dividir um brinquedo.

Lidando com pessoas sem consideração

Embora não se possa controlar o comportamento de uma pessoa inconsiderada, você pode controlar a forma como lida ou reage a elas. Lidar com pessoas que não têm consideração depende de quem está sendo inconsiderado, como uma criança, um colega de trabalho ou um amigo. Pode-se tratar de uma criança ensinando-lhe o certo e o errado e repreendendo suas ações. A All Business afirma que a melhor maneira de lidar com um colega de trabalho inconsiderado é confrontá-lo de maneira gentil, porém o mais privado possível, a fim de manter o profissionalismo. Se a pessoa que está agindo sem consideração é um amigo, você pode contar-lhe como se sente com a situação e que, se ele continuar sendo inconsiderado, você poderá repensar a amizade.

Tornando-se mais atencioso

O livro "Choosing Civility: The Twenty-Five Rules of Considerate Conduct" (Escolhendo a civilidade: 25 regras para uma conduta atenciosa), de P.M. Forni, oferece regras para ajudá-lo a se tornar uma pessoa mais atenciosa. Cada regra descrita -- tais como "Pensar duas vezes antes de pedir favores", "Respeitar a opinião alheia" e "Fazer críticas construtivas" -- pode ser posta em prática para que você possa relacionar-se de maneira positiva com outras pessoas. Um modo simples de tornar-se mais atencioso é refletir sobre como suas ações afetam os outros e pensar se é assim que você gostaria de ser tratado.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article