×
Loading ...

Como consolar um amigo cujo parente próximo morreu

Atualizado em 17 abril, 2017

Se o seu amigo acaba de perder um parente próximo, ele está precisando desesperadamente de seu apoio. Você pode se sentir desconfortável, no entanto, porque quer que seu amigo sorria e se sinta melhor. Mas é claro que isso não é realista, e você sabe disso também. O luto não vai embora de um dia para outro e a melhor coisa que pode fazer é deixá-lo saber que você está lá para ele nesta hora difícil.

Instruções

Dê um abraço na sua amiga e deixe-a chorar (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)
  1. Ouça o seu amigo. Não o interrompa. Ele precisa desabafar o que está sentindo. Não precisa oferecer soluções ou conselhos. Se achar que tem que fazer alguma coisa, segure a mão dele ou dê-lhe um abraço. Isso mostra seu amor e apoio.

    Loading...
  2. Entenda as mudanças de humor do seu amigo e não fique chateado. Ele pode chorar às vezes ou ficar bravo com o mundo todo. Estas são atitudes normais e você deve deixá-lo expressar suas emoções. Não tente impedi-lo. Ele nunca seguirá em frente, a menos que sinta dor, tristeza e raiva.

  3. Ofereça-se para ajudar em casa. Seu amigo pode se sentir sobrecarregado neste momento difícil e não ser capaz de realizar tarefas como ir ao mercado ou arrumar a casa. É aí que os seus serviços virão a calhar: faça compras ou traga o jantar. Seu amigo pode esquecer de comer porque está tão envolvido no seu sofrimento.

  4. Ajude o seu amigo a fazer algo para honrar a memória do parente. Pode ser um álbum de fotos ou lembranças. Você pode até mesmo sugerir fazer uma bijuteria com objetos do falecido.

  5. Ajude-o a encontrar um grupo de apoio. Muitos enlutados se beneficiam por falar com outras pessoas que perderam um ente querido. Ligue para hospitais ou igrejas locais para encontrar um grupo. Ofereça-se para ir com seu amigo.

  6. Continue a fornecer suporte contínuo. O processo de luto não acaba da noite para o dia ou até mesmo em seis meses. Portanto, você não deve se esquecer do seu amigo. Ligue, o máximo possível ou envie e-mails para que saiba que está pensando nele. Você também deve chamá-lo para sair, às vezes, mesmo que seja apenas para um jantar rápido. Ele precisa ver que a vida continua.

Loading...

Dicas

  • Aconselhe que o seu amigo procure ajuda se ele se tornar extremamente deprimido e começar a beber ou tomar drogas.

Aviso

  • Se o seu amigo falar sobre suicídio, chame um médico. Nunca ignore ameaças deste tipo.

Referências

Loading ...
Loading ...