Construção de uma ponte em arco utilizando palitos de sorvete

Escrito por liza r. mcdaniel | Traduzido por kelly isayama
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Construção de uma ponte em arco utilizando palitos de sorvete
Crie uma ponte em arco utilizando palitos de sorvete descartados (ice cream lolly image by Renata Osinska from Fotolia.com)

Um picolé geladinho em um dia de verão ainda é uma parte clássica dessa estação do ano. Ao invés de jogar os palitos no lixo, reutilize-os para construir uma ponte em arco. Fazer uma ponte com palitos de sorvete continua sendo um projeto comum geralmente feito em aulas de ciência. Algumas salas até mesmo competem para construir uma ponte que aguente um peso maior sem quebrar. Isso pode soar complicado, mas não se desanime. Se algumas instruções simples forem seguidas, você também pode fazer uma obra de arte da engenharia com seus materiais descartados do verão.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Palitos de sorvete
  • Cola de madeira
  • Grampos de mola

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Construa a base da ponte. Coloque um palito sobre a mesa e aplique a cola na metade dele. Posicione o próximo palito com metade sobre o palito anterior e a outra metade para fora. Coloque cola na metade de um terceiro palito e prenda-o na metade sem cola do segundo palito. Continue fazendo isso até que se obtenha uma linha de palitos com o comprimento desejado para a sua ponte em arco. Siga esse mesmo procedimento para fazer uma segunda linha de palitos, com o mesmo comprimento da primeira. Una as juntas coladas com grampos de mola e deixe secar durante a noite.

  2. 2

    Conecte as duas linhas de palitos de sorvete colocando um ponto de cola nas pontas opostas de um palito. Coloque uma ponta dele sobre uma das extremidades de uma das linhas e a outra sobre a outra extremidade, da segunda linha. Nesse ponto, as duas fileiras devem estar unidas por um único palito, na intersecção das duas retas paralelas. Prossiga colando a quantidade necessária de palitos na base de maneira que todo o comprimento das linhas se conectem por palitos de sorvete. O projeto deve ficar parecido com uma linha de trem. Coloque grampos de molas em todas as juntas coladas e deixe secar durante a noite.

  3. 3

    Construa o arco. Coloque um palito sobre a mesa e aplique um pouco de cola em uma das pontas. Alinhe um segundo palito alguns centímetros para cima e pressione-o sobre o ponto de cola. Continue fazendo isso até formar um arco com o mesmo comprimento da linha de trem. Faça um segundo arco usando o mesmo procedimento. Coloque grampos de mola nas juntas coladas e deixe secar durante a noite.

  4. 4

    Conecte os dois arcos. Pegue um palito de sorvete e coloque uma linha de cola ao longo de seu comprimento. Pressione todo o palito contra o centro do arco. Faça o mesmo com o segundo arco. Coloque uma ponta de cola em ambas as pontas de um novo palito de sorvete. Pressione uma das pontas cuidadosamente contra o palito que acabou de ser aplicado em cima de um dos arcos e coloque a outra sobre aquele que foi colocado no segundo arco. Agora um palito deve unir os dois arcos. Continue a colocar palitos dessa maneira ao longo de todo o comprimento de ambos os palitos, completando por volta de catorze palitos. Cole um para conectar os dois arcos por volta de 11 cm a partir da seção superior e plana do arco. Continue a conectar as duas estruturas com palitos e separe-os igualmente por todo o comprimento. Deixe secar durante a noite.

  5. 5

    Termine sua ponte. Coloque uma ponta de cola na parte de dentro das pontas dos dois arcos, sendo que ela deve ficar sobre quatro palitos. Coloque cada ponta com cola do arco sobre as extremidades apropriadas da base. As pontas esquerdas do arco se conectam no mesmo lado da base, sendo que o mesmo acontece para o lado direito. Passe cola em ambas as pontas de um palito e pressione uma de suas pontas cuidadosamente contra a borda da base da ponte e a outra sobre a parte superior do arco. Dê espaços iguais e prenda os palitos de sorvete com 3 cm de distância entre si ao longo de toda a ponte, para conectar a base ao arco e dar um apoio adicional. Deixe secar durante a noite.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível