Construindo uma mesa de desenho ajustável

Escrito por alex burke | Traduzido por maria itokazu
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Construindo uma mesa de desenho ajustável
A mesa de desenho é um equipamento importante para arquitetos e projetistas (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Outras pessoas estão lendo

Projeto

Uma mesa de desenho pode ser ajustável de duas maneiras: na altura e na inclinação do tampo. Em alguns modelos, a altura inicial do tampo é dada pela posição de uma pessoa sentada. Nesses casos, o tampo é uma peça independente cuja inclinação pode ser ajustada conforme a necessidade. A fixação é feita por uma dobradiça de piano fixada ao longo da borda voltada para o usuário. A borda posterior, que fica mais longe do desenhista, pode ser erguida ou abaixada para assumir a inclinação escolhida e travada por uma escora ou outro recurso semelhante. Mesas de altura regulável podem ser construídas a partir de um projeto ou de partes prontas.

Compenentes

A base ou o conjunto de pernas da mesa é geralmente chamado de estrutura. Pode ser estacionária, pneumática ou de ajuste manual. Uma estrutura robusta é extremamente importante. Isso não implica necessariamente em quatro pernas separadas, mas quatro pontos de contato com o chão ou uma área de contato extensa e uma barra estabilizadora para conectar os dois lados. A função de ajuste do tampo da mesa pode ocasionar instabilidade, por causa do peso deslocado a cada ângulo de inclinação. Por isso, quanto melhor for o contato com o chão, mais sólida será a mesa.

Superfície plana e lisa

O tampo da mesa pode ser feito de madeira maciça, laminada ou melamina. A madeira maciça ou laminada deve ser revestida com vinil ou material similar. Revestimentos de vinil são fornecidos por empresas como a Borco ou a Alvin, que fabricam um produto chamado Vyco. Esse tipo de cobertura garante uma superfície lisa, sem irregularidades. Desenhar sobre um tampo de madeira sem revestimento pode resultar em furos ou rasgos no papel.

Pernas

Ao comprar pernas para compor uma mesa, considere as pernas de altura regulável, telescópicas ou extensíveis. Se a diferença entre o ajuste mais baixo e o mais alto for grande, certifique-se de que a descrição das pernas especifique as alturas alcançadas. Algumas pernas são consideradas reguláveis por possibilitar o nivelamento da mesa através de alterações de dois ou três centímetros no comprimento individual, o que não é suficiente para satisfazer a maioria dos usuários de mesas de desenho. Empresas como a Metalkraft fabricam pernas com altura regulável e travas de abertura, no estilo das mesas de jogos. Esse tipo de perna é capaz de ajustar a altura de uma mesa de desenho com intervalos de 2,5 cm até um máximo de 50 a 75 cm, em alguns modelos.

Ferragens

A fixação do tampo da mesa é feita através de ferragens escolhidas de acordo com o tipo de perna utilizado. Uma base de quatro pernas individuais requer um tampo de dois níveis: o primeiro, ao qual se unem as pernas, e o segundo, que se eleva em ângulo e requer uma dobradiça de piano ao longo de uma das bordas. A mesa ajustável feita de madeira cortada a mão exige pernas de duas partes: além da base, uma extensão que se encaixa nela e desliza para cima e para baixo, permitindo a regulagem da altura. O tampo é fixado ao conjunto com uma peça de ferragem que admite o balanço vertical e, quando apertada, trava numa determinada posição.

Mesas de desenho especiais

Alguns projetos preveem um tampo de dois níveis, incluindo uma caixa rasa para a base e uma cobertura que se ajusta como tampa ou como uma superfície inclinada, sobre a qual o desenhista pode trabalhar. Essas mesas são ótimas para armazenar projetos e ferramentas de desenho, protegendo e ocultando esses objetos. A caixa deve ser construída primeiro. A dobradiça e o tampo inclinável são colocados antes da fixação do conjunto à base.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível