Como construir um abrigo contra tornados embaixo das escadas

Escrito por derek dowell | Traduzido por helmir soares
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como construir um abrigo contra tornados embaixo das escadas
A atividade sazonal dos tornados leva a procurar abrigos contra tornados (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Um abrigo contra tornados, às vezes chamado de abrigo de concreto contra tempestades, é um local projetado para resistir a ventos fortes, chuvas intensas e detritos caídos. Às vezes, o abrigo é construído no porão de uma casa ou afastado dela, em uma adega subterrânea. Porém, essas opções têm desvantagens, pois os tornados chegam, muitas vezes, sem aviso prévio, e com pouco tempo para você se abrigar, razão porque a localização de um abrigo contra tornados embaixo de uma escada, no interior da casa é outra opção comum. Uma maneira de economizar dinheiro na instalação de um abrigo é construí-lo você mesmo.

Outras pessoas estão lendo

Tamanho

Primeiro, decida quantas pessoas precisarão usar, ao mesmo tempo, o abrigo contra tornados, tendo em mente que uma linha de passagem de tempestades pode obrigá-lo a ficar dentro do abrigo durante algumas horas. Construindo o abrigo embaixo da escada, você faz uso de um espaço que normalmente é desperdiçado, mas o abrigo precisa ser suficientemente grande para cumprir o objetivo. O cômodo reforçado pode ter uma função dupla. Ele tanto pode servir como uma sala de armazenamento como ter outra finalidade secundária.

Materiais

A principal preocupação na construção de um abrigo contra tornados é que deve usar materiais suficientemente fortes para bloquear os restos de detritos em movimento causados por ventos de 322 Km/h. A Agência Federal de Gestão de Emergências dos EUA (FEMA) sugere a construção da estrutura em madeira compensada, cobrindo as paredes e teto com madeira compensada e aço de calibre 14. Guarneça as paredes com pregos de 5 por 10 centímetros e depois cubra a parte externa com duas camadas de madeira compensada de 1,9 milímetros, colocando o aço na parte superior da madeira.

Escora

A sala de abrigo contra tempestades deve ser construída e ancorada independentemente da casa. Um dos métodos é cortar o piso da casa embaixo das escadas e usar dobradiças e parafusos de aço para prendê-la a uma laje de concreto. Na melhor das hipóteses, você vai colocar uma laje de concreto, mas os limites apertados da escada podem tornar esse projeto difícil de concretizar. A segunda opção é anexá-la à fundação da casa. O objetivo é manter o abrigo no lugar e na posição vertical, mesmo que toda a casa fique estilhaçada em torno dele.

Considerações

Enquanto seu novo abrigo contra tornados for firmemente selado, você pode querer instalar luz e água corrente. Aberturas de ar são necessárias caso você fique preso no cômodo devido aos destroços de uma tempestade que o obrigam a permanecer dentro de casa, até que chegue o socorro. Quando todos os sistemas elétricos e de backup falharem, é importante ter acesso direto para o exterior através de fendas ventiladas. Para finalizar seu projeto, a porta do abrigo deve ser pesada e revestida com madeira e aço e fixada com parafusos fortes ou trincos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível