Mais
×

Como construir um abrigo nuclear

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Após a 2ª Guerra Mundial, abrigos nucleares em porões e quintais, projetados para reduzir o risco de exposição à radiação de bombas nucleares, tornaram-se populares. Embora agora o governo forneça abrigos para grandes populações em oposição aos modelos para famílias, o risco de exposição à radiação ainda é um fator, considerando que há 50 usinas nucleares em operação. Considere algumas instruções quando for construir seu próprio abrigo.

Instruções

Construa um abrigo (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
  1. Escolha uma área abaixo do solo para seu abrigo nuclear se um terremoto ou inundação não forem um risco. Embora acima do solo os abrigos são admissíveis nessas condições, o solo, por si só, fornece uma barreira natural, reduzindo efetivamente os níveis de radiação.

  2. Projete seu abrigo nuclear de modo a prover espaço suficiente para todos os ocupantes sobreviverem no mínimo duas semanas após o acidente nuclear, permitindo que a radiação retroceda a um nível seguro. Isso significa projetar cômodos de dormir e banheiro se não houver tais estruturas disponíveis no porão. Se você planeja usar seu abrigo apenas contra tempestades, você pode escolher construir um modelo menor.

  3. Escave e despeje paredes de concreto de uma espessura de 20 cm e reforce o concreto com aço, em forma de um viga estrutural. Seguir o código de construção nacional é suficiente para abrigos nucleares abaixo do solo.

  4. Impermeabilize as paredes de concreto do seu abrigo antes de reaterrar. Compre um bom selante baseado em alcatrão e passe uma camada grossa nas paredes de concreto secas para prevenir que a umidade do solo e o escoamento entrem no abrigo.

  5. Faça uma ventilação adequada. Instale um ventilador de teto para liberar o ar quente que se acumula no abrigo e forneça entradas filtradas para remover as grandes partículas nucleares no ar, se seu abrigo for para proteção radioativa.

  6. Construa um teto reforçado no seu abrigo, coberto com 30 cm de solo. Se seu abrigo é grande, um sistema de treliça de aço projetado irá fornecer proteção adicional do solo ou concreto que irá cobrir o abrigo. Colocar um pátio em cima do seu abrigo é uma forma popular de adicionar proteção extra. Evite usar a superfície sobre terra como entrada de garagem.

  7. Forneça uma fonte de água adequada. Os especialistas discordam no perigo de longo prazo em tomar água irradiada, mas todos concordam que nos dias seguintes a um incidente nuclear, as fontes de águas expostas não são potáveis. Água potável filtrada pode não fornecer uma proteção adequada. Considere a instalação de uma unidade de destilação no seu abrigo para processar a água antes de ser bebida ou usada para lavagem.

  8. Instale uma porta de aço pesado na entrada do seu abrigo nuclear para desviar as partículas radioativas. Em adição, o método mais seguro de entrada em um abrigo é por meio de uma porta instalada plana no chão com escadas descendo abaixo. Entradas elevadas fornecem proteção menor à radiação, mas se uma for necesária, despeje concreto nas paredes exteriores e puxe terra para cima das paredes o máximo possível.

Dicas

  • Planeje passar no mínimo duas semanas no seu abrigo após um incidente nuclear para permitir que as maiores partículas de radiação se dissipem.
  • Considere um estoque de alimentos quando planejar um abrigo protetor.

Aviso

  • Os abrigos nucleares são uma boa proteção contra tornados e tempestades com ventos a velocidades altamente perigosas.

O que você precisa

  • Ferramentas de escavação
  • Ferramentas de construção
  • Concreto
  • Itens diversos para adicionar ao abrigo
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article