×
Loading ...

Como construir uma adega de vinhos no porão

Adegas de vinho caseiras estão em popularidade já que as pessoas descobriram os benefício de coletar e guardar vinho em casa. Quando escolher um lugar para sua adega de vinhos de porão, você precisa selecionar um local que possua a temperatura, umidade e condições de iluminação apropriadas. A temperatura ideal de uma adega é de 12 ºC com umidade relativa de 60 a 65% (referência 1 subtítulo "Maintan Proper Wine Storage", em inglês). Idealmente, uma adega de vinhos não deve possuir janelas, uma vez que isso gera excesso de luz, calor ou frio, que não são condutivos às condições ideais para um depósito apropriado para vinhos.

Instruções

Uma adega para vinhos pode ser um espaço simples para depósito em uma área não utilizada do seu porão (WEINKELLER image by Heidi Schmieder from Fotolia.com)
  1. Sele o piso de concreto cru com selante à base de água. Isso previne o mofo de se formar sobre o concreto, aumentando os níveis de umidade do ambiente. Siga as instruções do produto para uma técnica de aplicação apropriada. Caso o piso do porão já tenha algum acabamento com azulejo ou carpete, esse passo não é necessário.

    Loading...
  2. Faça a forma das paredes da adega. Use cortes de madeira de 5 cm x 18 cm, espaçados 40 cm de distância do centro (referência 4, subtítulo "wall framing")(referência 2).

  3. Instale uma barreira de vapor nas paredes e no piso. Enrole o revestimento de plástico de 8 mm sobre os cortes de madeira de 5 cm x 18 cm, encaixando-o com uma pistola de grampo na madeira. Ponha o isolamento no plástico, nas cavidades entre os cortes de madeira. (referência 2)

  4. Pendure uma placa verde anti-umidade, um produto resistente ao mofo similar ao gesso, nas paredes. Encaixe as placas na madeira com parafusos para gesso. (referencia 2)

  5. Instale a porta. Escolha uma porta de âmago sólido para manter o ambiente da adega intacto. Se usar uma porta de vidro, ela deve ter revestimento de vidraça dupla para um isolamento melhor. A porta deve ser colocada para abrir para dentro da adega. Isso garantirá a melhor estanque possível entre a porta e a vedação de clima.

  6. Instale a vedação de clima ao redor da moldura da porta. Isso bloqueia correntes de ar e mantém a adega a prova de ventilação. (referência 2)

  7. Instale um sistema de resfriamento. A maioria dos porões não precisarão de resfriamento adicional, mas se a sala tiver uma temperatura consistentemente acima de 12ºC, você precisará instalar um. Para calcular o tamanho do sistema necessário, multiplique a largura da adega, a profundidade e a altura para calcular a área cúbica. (referência 2)

  8. Instale as estantes de vinho. Elas podem ser encomendadas em madeireiras que façam cortes personalizados, unidades prontas, feitas com seu próprio material em casa, ou podem ser engradados pequenos, comprados em lojas, postos em estantes.

Loading...

Dicas

  • Sempre guarde as garrafas de vinho de lado. Isso mantém o vinho em contato com a rolha e a previne de secar ou encolher.
  • Se a área que você escolheu no seu porão já possuir um acabamento, você não precisa moldar o espaço. Ponha um vedante de vapor e pendure a placa verde.

Aviso

  • Se a umidade da sua adega for muito baixa, isso causará que a rolha seque e encolha, o que resulta no estrago do vinho quando o ar entrar em contato com ele. Para medir a umidade da adega, ache um termômetro que também seja barômetro. (referência 2, subtítulo "Humidity Control")
  • Se sua adega precisar de um sistema, você precisará passar fios elétricos para a sala, se eles não existirem ainda.

O que você precisa

  • Selante de concreto
  • Cortes de madeira de 5 cm x 18 cm
  • Pregos
  • Revestimento plástico de 8 mm
  • Pistola de grampo
  • Isolamento
  • Porta de madeira ou de vidro
  • Vedação de clima
  • Sistema de resfriamento (opcional)
  • Estantes para vinhos

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...