Mais
×

Como construir um andaime de madeira pesada

Atualizado em 21 novembro, 2016

Andaimes são usados durante a construção de um edifício para proporcionar aos trabalhadores uma forma segura de trabalhar em projetos em diferentes alturas. Existem duas vantagens em construir o seu próprio andaime de madeira pesada. O custo da montagem pode ser mais barato do que o aluguel, e você ainda pode personalizar o andaime à seu gosto. Construir seu próprio andaime é muito útil se você vai trabalhar em espaços apertados ou em terreno irregular.

Instruções

Andaime de escada tem sido usado ao longo da história (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
  1. Corte uma prancha que sirva como solado para ficar debaixo de cada escada de madeira pesada. As pranchas devem ser ligeiramente maiores que a largura da escada. Prenda cada escada a um solado utilizando as braçadeiras. O solado impedirá que a escada afunde na lama. Se o terreno for irregular, pregue mais do que uma prancha, uma sobre a outra, para construir o solado até que todos os degraus da escada tenham a mesma altura quando colocados junto a um edifício. Se necessário, use calços ou pranchas adicionais para certificar-se que as escadas estão em base sólida. O segredo é garantir que o andaime pronto não balance e seja seguro para trabalhar.

  2. Coloque as escadas deitadas de lado no chão. Afaste-as na posição que você quer que eles fiquem quando estiverem de pé. Esse espaçamento deve ser menor do que o comprimento das pranchas utilizadas para fazer a plataforma para caminhar. O objetivo é colocar as pranchas nos degraus entre as duas escadas e usar essas pranchas como uma plataforma para trabalhar.

  3. Pegue duas madeiras 5 x 10 e use-as para fazer um X sobre as escadas. Fixe as peças nas escadas. A parte superior do X deve ficar perto do topo do andaime. A parte inferior do X deve chegar perto do final do andaime. Madeiras adicionais podem ser anexadas longitudinalmente entre as escadas para fornecer suporte adicional. As madeiras funcionam como suporte. Vire as escadas e repita o processo do outro lado. As extremidades da madeira não precisam ser alinhadas com as escadas, mas deve ser cortadas para não atrapalharem os trabalhadores.

  4. Coloque as escadas de pé. Se estiver trabalhando em um edifício inacabado, você pode ser capaz de unir o andaime aos suportes do edifício para maior segurança.

  5. Deite as pranchas entre os degraus de pelo menos duas escadas para que elas funcionem como uma plataforma de trabalho. Prenda duas tábuas perpendiculares à plataforma. Uma prancha em baixo age como um rodapé para evitar que um trabalhador caminhe para fora da prancha acidentalmente, e a outra sobre o nível da cintura age como uma balaustrada.

Dicas

  • Quando o projeto da construção ficar pronto, o andaime pode ser demolido e as escadas reaproveitadas para outros projetos ou pode ser dado a outras pessoas. As vigas transversais e tábuas podem ser reaproveitadas para outro projeto.

Aviso

  • Em andaimes de madeira, as pranchas devem ultrapassar de 15 a 45 centímetros além dos degraus da escada.
  • Use sapatos antiderrapantes e capacetes quando trabalhar em andaimes.
  • Evite sobrecarregar o andaime, mantendo apenas as ferramentas em uso com você.
  • Evite jogar itens do andaime antes de olhar para se certificar de que ninguém está abaixo de você.

O que você precisa

  • Pranchas de madeira
  • Fita métrica
  • Serra
  • 3 ou 4 escadas de madeira pesada
  • Braçadeiras
  • Parafusos para madeira
  • Broca
  • Madeira serrada de enquadramento de 5 x 10
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article