Mais
×

Como construir um arco de pedra ou tijolos

Arcos de pedra e tijolo têm sido tradicionalmente empregados para fins de suporte estrutural, mas agora são mais utilizados como elementos decorativos para janelas, portas e aberturas internas, pois existem métodos mais baratos e mais fáceis de preencher lacunas. Construir um arco que não desabará é um processo em duas partes, envolvendo a construção de um apoio temporário e colocando as pedras ou tijolos para que possam ser travados com uma pedra angular, com a tensão transferida para os pilares laterais e para o chão. Arcos múltiplos podem ser construídos de modo a formar um forno ao ar livre ou comum.

Instruções

Arcos são usados como elementos decorativos acima das portas e janelas (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

    Construindo o suporte

  1. Meça a largura da abertura, no ponto mais elevado antes do início do arco. Isso é chamado de linha de base e formará a base da forma de madeira de apoio do arco.

  2. Transfira a medida da abertura da extremidade inferior de uma folha de madeira compensada.

  3. Encontre e marque o centro exato da linha de base na borda inferior da folha de madeira compensada. Isso é chamado o ponto marcante. Amarre um pedaço de corda em um lápis e coloque a ponta do lápis em uma das extremidades da linha de base. Mantendo o fio esticado, coloque a outra extremidade no ponto central e desenhe um semi-círculo de uma extremidade para a outra da linha de base.

  4. Desenhe uma linha vertical perpendicular à linha de base surgindo a partir do ponto central, usando um esquadro e uma borda reta. Marque o ponto onde a linha perpendicular corta o arco de meio círculo. Essa é a posição para a pedra angular, a pedra ou tijolo mais importante, que trava o arco no lugar. Começando com a pedra chave, use metade do círculo do arco para contar quantos tijolos ou pedras serão necessários para preencher os lados.

  5. Recorte o meio círculo usando uma serra tico-tico. Use a forma do entalhe como um molde para cortar uma segunda forma semelhante. Isso irá formar os dois lados da forma de suporte de madeira.

  6. Pregue um pedaço de madeira sobre a borda da base do meio círculo. Use madeira 4 x20, se os tijolos ou pedras forem colocados no estilo soldado, ou na posição vertical, ao longo do arco e madeiras 10 x40, se os tijolos forem colocados na posição de dormir, ou seja, horizontalmente, com a extremidade mais estreita voltada para fora. Pregue peças semelhantes de madeira serrada ao longo da linha perpendicular e outros dois pedaços de madeira em ambos os lados da linha perpendicular, para formar um triângulo. Pregue o outro semi-círculo de compensado à madeira.

  7. Corte uma tira de compensado flexível e pregue-o à borda curvada da madeira compensada.

    Construindo o arco

  1. Construa dois pilares em cada lado da abertura para uma altura que termina no ponto onde o arco se inicia. Eles devem ser largos e profundos o suficiente para suportar o arco. Deixe-os mais amplos, em vez de mais estreitos.

  2. Corte um comprimento horizontal da madeira serrada na largura da abertura. Essa peça vai passar sob a base da forma. Corte dois pedaços de madeira para ir contra os pilares laterais com a madeira horizontal descansando em cima deles. Retire e coloque o semi-círculo compensado no topo dessa estrutura de suporte. O quadro vai apoiar a forma enquanto os tijolos ou pedras do arco são colocados.

  3. Ponha argamassa como uma cunha no topo de uma coluna com a margem estreita virada para o interior do arco. Coloque o primeiro tijolo ou pedra, na parte superior. A forma de cunha da argamassa deve alinhar o tijolo para uma linha imaginária que passa pelo centro do tijolo e vai direto ao ponto marcante no centro da base da forma de arco. Repita no outro pilar.

  4. Coloque outro tijolo na mesma forma de cunha e coloque-o no topo do primeiro tijolo. Repita no outro lado. Construa ambos os lados ao mesmo tempo para manter o equilíbrio. Continue até chegar ao ponto onde a pedra angular precise ser colocada. Todos os tijolos ou pedras devem ser alinhadas com o centro.

  5. Coloque ambas as extremidades da pedra angular e cunha no espaço na parte superior do arco. Isso irá travar os tijolos ou pedras no lugar e transferir a tensão sobre os pilares, em vez da forma de madeira. A pedra angular pode ter um tamanho maior para fins decorativos ou pode ser apenas um dos tijolos ou pedras usadas para construir o arco. Uma pedra em forma de cunha, como um triângulo de cabeça para baixo com o ponto mais baixo cortado funciona melhor como pedra angular.

  6. Permita que a argamassa fique em repouso por um dia ou dois. Nesse momento, você pode "apontar" a argamassa, pressionando e nivelando as linhas com ela, para dar ao arco definição entre os tijolos ou pedras. Após a argamassa secar, remova a estrutura de suporte e o semi-círculo de madeira.

Dicas

  • Os arcos mais seguros são arcos semicirculares ou parabólicos, que transferem o peso para os pilares laterais ou pontos de contato. Um arco plano, às vezes chamado de arco de sobrancelha, põe a tensão sobre os pilares laterais, que têm de ser construídos mais solidamente para absorvê-la.

Aviso

  • Arcos que abrangem lacunas mais amplas que 1,8 m precisam de pilares laterais mais substanciais para absorver a tensão.

O que você precisa

  • Trena
  • Lápis
  • Corda
  • Madeira compensada, 1,2 cm de espessura
  • Tijolos ou pedras, o suficiente para completar o arco
  • Argamassa
  • Pedra angular especial em forma de cunha (opcional)
  • Serra tico-tico
  • Madeira, 5 x 20 ou 5 x 40 cm
  • Compensado flexível
  • Espátula
  • Martelo
  • Pregos
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article