Como construir um banjo tenor irlandês de 4 cordas

Escrito por robert russell | Traduzido por maria itokazu
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como construir um banjo tenor irlandês de 4 cordas
Banjo tenor irlandês (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

As origens do banjo tenor irlandês datam do final do século XIX. O banjo tenor se desenvolveu a partir do banjo de cinco cordas de caixa de ressonância aberta. Influenciado pela introdução das cordas de aço e tocado com uma palheta, o banjo tenor eliminou a quinta corda do seu antecessor. Outra mudança significativa foi a afinação: os banjos tenores são afinados em quintas, como um bandolim. A afinação padrão é GDAE. Vários kits estão disponíveis se você estiver interessado em construir o seu próprio banjo e as partes são intercambiáveis, o que facilita o upgrade do seu instrumento.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Chave de fenda
  • Chave inglesa para banjo
  • Fita métrica

Lista completaMinimizar

Instruções

    Instruções

  1. 1

    Compre um kit para banjo. Diversos tipos de kit estão disponíveis online e nas lojas de instrumentos musicais. O banjo tenor normalmente usado na música irlandesa é um banjo com caixa de ressonância sem abertura posterior. O banjo tenor irlandês tem um braço curto de 17 trastes, ao invés dos 19 trastes do braço longo. Além disso, tem quatro cordas, e não cinco, como no banjo de bluegrass. Estes são os requisitos básicos para um banjo tenor irlandês. Os kits trazem todas as partes necessárias. Não é necessário cortar nem medir nada. A construção de um banjo requer apenas uma montagem cuidadosa.

  2. 2

    Instale as quatro cravelhas na cabeça ou mão do instrumento. As cravelhas irão variar conforme o kit escolhido, mas os detalhes básicos são os mesmos. Insira a cravelha no orifício pela parte de baixo. Parafuse ou fixe a porca na cravelha pela parte de cima da cabeça. Parafuse a cravelha pela parte de baixo da cabeça até que esteja firme e segura.

  3. 3

    Instale o tampo sobre o corpo de montagem do banjo. Coloque o aro de tensão sobre o arco para manter o tampo no lugar. Certifique-se de que o tampo e o aro de tensão estão alinhados. Instale as presilhas e as porcas com os dedos. O entalhe do aro de tensão deve estar centralizado com o braço. As presilhas devem ficar perpendiculares à flange. Regule o aro de tensão apertando cada uma das porcas com uma chave inglesa para banjo. Dê um giro de 0,6 cm em cada porca e percorra toda a borda do banjo. Continue apertando as porcas até que o tampo esteja firme. A afinação do tampo pode exigir ajustes adicionais.

  4. 4

    Junte o braço ao corpo de montagem do banjo. Use as hastes centrais como ponto de referência. Certifique-se de que a linha central do braço está alinhada com as hastes. O braço deve ter uma leve curvatura ao invés de ser perfeitamente reto. Parafuse o braço com uma chave Phillips.

  5. 5

    Fixe o cavalete na parte externa das hastes centrais. Aperte a porca até que o cavalete esteja firme e seguro.

  6. 6

    Coloque as cordas no banjo. Passe a quarta corda pelo cavalete, puxe-a sobre o tampo do banjo na direção da mão ou cabeça e coloque-a na ranhura da porca. Insira a extremidade da corda na sua cravelha, que fica na parte inferior esquerda da cabeça. Enrole-a diversas vezes em torno da cravelha. Gire a cravelha para esticar a corda. Repita o processo com as outras cordas. Não afine o banjo ainda. As cordas precisam de uma folga para que se possa colocar sob elas o rastilho, que não é instalado de forma permanente no tampo do banjo. A tensão das cordas mantém o rastilho no lugar.

  7. 7

    Meça a distância da porca até o 12° traste. Dobre essa distância para determinar a posição do rastilho e coloque-o sobre o tampo do banjo, sob as cordas. Posicione cada corda sobre sua ranhura no rastilho. Afine o banjo. Ajuste a posição do rastilho checando o harmônico sobre o 12° traste da primeira corda: se ele estiver mais agudo do que a corda solta, mova o rastilho na direção do cavalete; se o harmônico estiver mais grave, mova o rastilho na direção do braço.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível