Mais
×

Como construir um berçário para pintinhos

Atualizado em 17 abril, 2017

Os berçários para pintinhos são feitos utilizando diversos materiais: madeira, metal, plástico ou papelão. O tamanho do berçário e os materiais utilizados dependem da quantidade de pintinhos a serem chocados, do clima e da possibilidade de reutilizar o berçário. Independentemente dos materiais utilizados, o berçário deve ter boa ventilação, mas ser livre de correntes de ar frio, deve incluir uma fonte de calor (geralmente uma lâmpada incandescente ou uma lâmpada de calor) e deve ser amplo o suficiente para acomodar a quantidade desejada de pintinhos.

Instruções

Os pintinhos têm necessidades específicas que os berçários precisam atender (David De Lossy/Photodisc/Getty Images)
  1. Para um berçário com medidas 75 cm x 38 cm x 38 cm, corte três peças de madeira compensada com 75 cm de comprimento e 38 cm de largura. Aparafuse ou pregue essas peças juntas. Uma será o fundo e as outras duas serão as laterais.

  2. Corte duas peças de madeira compensada, para caberem nas extremidades da caixa, e aparafuse ou pregue-as nas outras placas. Agora, você deve ter uma caixa com o topo aberto.

  3. Corte outra peça de madeira compensada, 20 cm mais curta do que a altura da caixa, mas que caiba perfeitamente entre as laterais. Aparafuse ou pregue essa placa no lugar, de modo que fique nivelada com o topo da caixa e a divida no meio. Ela servirá para reter o calor no lado da chocadeira no berçário. Os pintinhos devem conseguir passar por baixo dela, para vaguearem livremente pela caixa e então retornarem ao lado aquecido, quando necessário.

  4. Cubra metade da caixa com tela de galinheiro. Dobre a tela em torno da caixa e grampeie-a nas laterais da mesma, para prender. Se o berçário for utilizado do lado de fora em um clima mais frio, é bom fazer uma tampa para cobrir esse lado da caixa quando a temperatura cair demais.

  5. Anexe uma tira de madeira compensada, com 5 cm de largura, transversalmente ao centro da caixa. Ela será usada para prender as dobradiças da porta.

  6. Corte a última peça de madeira compensada do tamanho da área restante do topo da caixa. Anexe-a à caixa usando as dobradiças que foram aparafusadas no topo da caixa.

  7. Faça um furo na tampa, que seja largo o suficiente para passar o fio elétrico da lâmpada.

  8. Alimente o fio elétrico da lâmpada através do furo na tampa e prenda a lâmpada na parte de baixo da tampa, com a luz apontando para dentro da caixa. Isso providenciará luz e calor para os pintinhos quando eles estiverem na caixa e a tampa estiver fechada. Se você mora em um clima mais frio, utilize mais de uma lâmpada.

Dicas

  • Os pintinhos devem ser mantidos em temperaturas entre 33 e 35 °C, durante a primeira semana. Diminua lentamente a temperatura para 21 °C a partir da quinta até a oitava semana.

O que você precisa

  • Madeira compensada, com 2 cm de espessura
  • Pregos ou parafusos
  • Furadeira
  • Serrote
  • Serra de vaivém
  • 2 dobradiças de 5 cm
  • Lâmpada e fio elétrico
  • Tela metálica ou tela de galinheiro, de 1 a 2 cm
  • Grampos de 6 mm e grampeador
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article