Mais
×

Como construir uma cabana de pedra

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O enorme empreendimento de construir uma cabana de pedra pode ser atenuado se souber como e quando ampliar o processo de utilização de barro ou adobino para tornar a casa mais agradável, quente e fácil de construir. Lesões ao se trabalhar com pedras ou queimaduras com cal podem prejudicar seriamente o andamento da construção. Para orientar o proprietário e construtor de forma sensata e prática, conselhos sobre como reduzir o tempo de trabalho estão incluídas nestas instruções.

Instruções

A argamassa de barro é muito durável. A argamassa de cimento de secagem rápida ainda não existia naquela época (abandoned building in ghost town located in death valley califor image by David Smith from Fotolia.com)
  1. Cave uma trincheira sob a fundação. Deixe-a com 60 cm de largura e 45 cm mais profunda do que a linha de congelamento, que é a profundidade em que o solo congela durante o inverno. Siga as linhas das paredes da planta da cabana. A 60 cm da linha das paredes, cave outra vala de drenagem que circunda a cabana sob os 60 cm de beiral. Preencha esta profundidade da vala com uma 2,5 cm de cascalho; coloque um dreno francês na parte inferior. Verifique se isso desviará qualquer agrupamento de água que possa se formar debaixo ou perto das paredes. O tubo de drenagem deve emergir apontando inclinado para baixo. Preencha ambas valas com cascalho.

    Esta entrada de adobino ficaria linda com pedras incorporadas a ela (Door to original pioneer cabin built of adobe and wood image by John Sfondilias from Fotolia.com)
  2. Coloque pedras fundamentais ou blocos sobre o cascalho das valas. Se você não mora em uma zona com risco de terremoto, não é necessário usar argamassa se a colocação dos blocos for plana e estável. Vá montando as pedras como se fossem um quebra-cabeças, sobrepondo as extremidades quando possível, criando uma parede de sustentação de cerca 45 cm de altura. Lembre-se de medir e deixar uma abertura com um quadro onde as portas de entrada serão instaladas.

    Estas são rochas secas planas empilhadas, ou seja, sem argamassa, apenas onde não ocorrem terremotos, pois é muito estável (stone house image by antoine perroud from Fotolia.com)
  3. Coloque dois ou três baldes de terra sobre a lona de mistura. Faça quaisquer alterações necessárias ao solo que você determinou quando testou solos após ler o livro de instruções. Adicione as alterações e cal úmido lentamente enquanto pisa, revira e mistura com os pés, adicionando água e palha. Misture enquanto puxa os cantos, sempre em direção ao centro; continue pisando, revirando e misturando. Puxe a massa dos cantos para o meio até que tenha uma consistência homogênea que, quando dobrada ao meio, parece um burrito.

    A argamassa de barro tem baixo custo e ajuda as paredes de pedra serem levantadas rapidamente (stone house wall image by Daria Miroshnikova from Fotolia.com)
  4. Deixe em uma consistência parecida com a massa de pão; ela fica dura como pedra quando exposta ao sol. Coloque esta mistura sobre a estrutura de sustentação. Forme a massa de modo que a terra sobressaia pouco às pedras, o que faz com que a água não vai escoar sob a terra desta parede. Continue enchendo, pressionando e tecendo camadas de argamassa de barro ao colocar as pedras até que as paredes estejam de 90 cm a 120 cm acima da abertura da porta. Vire um para-brisa de carro, fazendo um longo portal de visualização, curvado para fora.

    Muitas pessoas usam botas para misturar a massa e luvas para proteger do cal na argamassa (adobe2 image by SHERNA from Fotolia.com)
  5. Instale a base da janela sobre o barro preparado. Forme e pressione o barro sobre as laterais da janela. Coloque uma viga acima da janela, incorporada na mistura de barro para distribuir o peso sobre o vidro. Vá aparando, suavizando, esculpindo e limpando a borda da terra em torno de suas pedras conforme vai construindo. Pegue a estaca para prender as camadas de terra ao adicionar novas cargas. Incorpore as vigas e caibros que você vai utilizar para fixar a madeira aos telhados da cabana de pedra quando se aproxima do topo das paredes.

    Para-brisas reciclados tornam-se lindas, espessas e eficientes janelas (car grill image by jimcox40 from Fotolia.com)
  6. Pregue placas de madeira compensada diretamente sobre as vigas e caibros do telhado. Anexe uma aba ou moldura nas bordas da placa de compensado para uma vasilha de 15 cm de profundidade que contém terra. A estrutura do telhado de madeira compensada deve estender um total de 60 cm ao longo de todas as paredes. Coloque o forro de borracha na armação do telhado. Anexe uma calha a um canto ou a borda para desviar toda a água para fora.

    Troncos de madeira são frequentemente usados ​​para telhados extremamente estáveis. Todos os troncos devem ser tratados e descascados (Adobe building image by Jeffrey Banke from Fotolia.com)
  7. Cubra o forro com carpete velho, papelão e no mínimo 15 cm de terra. Construa esta casinha que deve durar no mínimo de cinco a oito décadas, se for construída adequadamente. Plante trevos vermelhos sobre o telhado, ou qualquer outra planta utilizada para cobertura.

Dicas

  • Construa um modelo primeiro e aumente-o para uma escala de 2,5 cm = 30 cm.

Aviso

  • Não projete uma cabana com materiais pesados e difíceis de levantar ou transportar. Mantenha métodos e materiais simples, que um pequeno grupo de trabalhadores pode obter facilmente no local ou transporte de curta distância.

O que você precisa

  • Cal molhado
  • Lona
  • Barro / Areia
  • Fardos de palha
  • Livro guia de construção (consulte Recursos)
  • Estaca para costurar
  • Água
  • Balde de 20 L
  • Forro de borracha
  • Papelão
  • Carpete velho
  • Postes ou madeira serrada
  • Pregos
  • Martelo
  • Arco de serra
  • Pedras com duas faces planas ou blocos de concreto reciclados
  • 2 portas
  • 2 para-brisas de carro reutilizáveis
  • Calha
  • Folhas de madeira compensada
  • Cascalho
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article