Mais
×

Como construir um caiaque de fibra de carbono

Atualizado em 20 julho, 2017

Caiaques são feitos de diferentes tipos de materiais, incluindo madeira, fibra de vidro, Kevlar e fibra de carbono. Este último material é extremamente resistente e leve, por isso é usado, principalmente, em corridas. Existem muitas companhias que vendem caiaques de fibra de carbono, e também empresas que vendem plantas para você mesmo montar o seu. Eles são moldados e requerem muito espaço, equipamento e peças para construir corretamente.

Instruções

Leve seu caiaque de fibra de carbono para o mar (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  1. Examine vários desenhos e até os próprios caiaques e determine qual tamanho e projete o que você precisa. Muitas empresas vendem planos para construir o seu próprio caiaque, o que esclarece os prós e contras de cada projeto. Eles também podem detalhar muitas partes necessárias, do material do assento ao selante.

  2. Adquira todas as partes baseadas no seu desenho. Caiaques de fibra de carbono são feitos em uma forma e seladas com epóxi. O projeto específico que você escolheu determina quais peças você precisará comprar. Alguns usam madeira ou espuma para reforçar o casco.

  3. Crie ou compre a forma para seu caiaque. Caso opte por criar a forma, então construa um molde. O molde é uma versão de seu caiaque esculpido em madeira. Cubra-o com cola em cera e resina de fibra de vidro, deixe endurecer e retire o molde de madeira. Cubra o interior do molde com mais camadas de cola em cera antes de aplicar a fibra de carbono.

  4. Molhe as tiras de fibra de carbono com epóxi e aplique-as na forma. Consulte seu projeto para saber quantas camadas de fibra de carbono serão aplicadas. Ao colocar as camadas, retire quaisquer excessos com tesoura ou lâmina.

  5. É necessário curar o epóxi por, pelo menos, 18 horas antes de tirar a peça da forma. Podem existir algumas pequenas bolhas de ar no epóxi. Estoure-as e aplique mais epóxi. Quando estiver seco, esfregue até o caiaque ficar liso. À medida que o caiaque sai da forma, você pode precisar apertar as bordas para evitar que elas dobrem, já que ele ainda estará, de certa maneira, frágil.

  6. Anexe seu assento, pedais e quaisquer outras partes internas.

O que você precisa

  • Planta do desenho do caiaque
  • Fibra de carbono
  • Peças (variadas baseadas no desenho)
  • Madeira
  • Espuma
  • Cola em cera
  • Forma
  • Epóxi
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article